Ícone do site MercadoETC

Queimadas colocam DF e MG em alerta

O último final de semana foi de alerta para o Corpo de Bombeiros de alguns estados brasileiros, como Minas Gerais e Distrito Federal. Em Brasília, a seca que já dura 94 dias colaborou para que as queimadas atingissem uma área equivalente a 20 mil campos de futebol.

Além das condições climáticas, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) alerta para a possível incidência de queimadas de origem criminosa. No domingo (11), os termômetros do planalto central registraram o dia mais quente do ano, com 33ºC e baixa umidade do ar.

Os incêndios, que tiveram início na última quinta-feira (8), já destruíram 85% da Floresta Nacional de Brasília e existe a preocupação e o cuidado para que as chamas não cheguem até a área de conservação do Parque Nacional. A força aérea foi acionada para impedir que um desastre maior aconteça. As aeronaves já despejaram quase 200 mil litros de água sobre a região atingida pelo fogo.

Em Minas Gerais a situação também é preocupante. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), somente em setembro já foram registrado 2.845 focos de incêndio no estado do sudeste brasileiro, percentual 54% que durante o mesmo mês de 2010.

As queimadas geram prejuízos ambientais, colocando em riscos espécies da fauna e flora brasileira, e também deixam a população em alerta, devido à proximidade entre áreas atingidas pelo fogo e locais habitados, como ocorre no sul de Belo Horizonte. 

Focos de incêndio em áreas próximas à capital e baixa umidade do ar deixam a cidade coberta por colunas de fumaça I Foto: Antonio Cruz/ABr

Com informações do G1.

Redação CicloVivo

Sair da versão mobile