Ícone do site MercadoETC

Processo alega que oferta da Microsoft pela Activision queria ‘eliminar’ PlayStation

O Federal Trade Commission (FTC) dos Estados Unidos não será o único obstáculo para a Microsoft concluir a aquisição da Activision Blizzard. Isso porque um grupo de jogadores norte-americanos entrou com uma ação judicial paralela para bloquear a operação.

E ao que tudo indica, não se trata de uma mera ação motivada por sonystas enfurecidos: o processo movido por dez jogadores de videogame dos EUA argumenta que há provas concretas de que o acordo bilionário pode impactar a concorrência do setor.

Por mais que o processo tenha sido inicialmente indeferido em março pela juíza Jacqueline Scott Corley — a mesma que suspendeu temporariamente a negociação —, ele foi alterado para incluir informações da Microsoft (incluindo um memorando de estratégia) e novas informações fornecidas pela Sony Interactive Entertainment.

Imagem: Barone Firenze/shutterstock.com

O ponto mais crítico da ação trata-se de uma passagem do “Anexo K”, que aponta um e-mail interno de Matt Booty, chefe dos estúdios de jogos do Xbox, enviado ao diretor financeiro da Microsoft para o Xbox, Tim Stuart, em 2019.

O conteúdo da mensagem não foi divulgado na íntegra, mas é descrito como uma “evidência incontestável de que a Microsoft tinha a intenção de colocar seu principal concorrente, a Sony PlayStation, fora do mercado”.

Não se sabe até que ponto esse processo paralelo pode interferir na decisão do FTC, que busca uma liminar para impedir que a dona do Xbox adquira a Activision Blizzard. Mas a Microsoft alega que trata-se de um e-mail interno que deve ser mantido lacrado.

No meio do caminho da Microsoft tinha um FTC

Alheio ao processo movido por jogadores, a Microsoft ainda precisa enfrentar o órgão dos Estados Unidos. E vale destacar que a situação não está nada fácil, já que o FTC bloqueou temporariamente a negociação envolvendo a compra da Activision Blizzard.

O caso, no entanto, pode estar se aproximando de um desfecho. Até porque audiências probatórias já estão marcadas para esta semana (22 e 23 de junho). E serão nessas audiências que o parecer do órgão e a defesa da big tech entrarão em pauta.

Inclusive, a lista de testemunhas já foi divulgada e inclui Satya Nadella (CEO da Microsoft), Jim Ryan (chefe do PlayStation), Pete Hines (chefe de publicação da Bethesda), Bobby Kotick (CEO da Activision), além de outros executivos do Xbox como Booty e Stuart.

Resta esperar para sabermos como será o desfecho dessa novela.

Via: Video Games Chronicle


Créditos: TecMasters
Sair da versão mobile