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Por que comprar um carro custa tanto no Brasil?

Estamos em 2023, ano da tecnologia, do ChatGPT, do homem passeando pelo espaço, mas uma coisa não muda: o preço dos carros no Brasil. O Brasil tem os carros mais caros do mundo. Preços que só aumentaram nos últimos anos, após a crise de desabastecimento que a indústria automotiva sofreu. Mas, mesmo assim, um carro popular no Brasil custar mais de 60 salários mínimos não é algo normal.

Para efeitos comparativos, no México, um carro popular como o Chevrolet Aveo pode custar cerca de 40 vezes o salário mínimo. Portanto, um trabalhador que ganha um salário mínimo no México precisaria trabalhar por cerca de 3,3 anos para comprar um carro popular. Até mesmo na Argentina um carro custa menos que no Brasil. Cerca de 50 vezes o salário mínimo.

Descobrir a composição do preço dos carros no país é o primeiro passo para compreender o preço dos carros brasileiros. Basicamente, no Brasil, os vilões são dois:

1.   Impostos

Os impostos representam uma parcela significativa do preço dos carros no Brasil. Segundo a IHS Automotive Consulting, 32% dos custos de um carro novo estão diretamente relacionados aos impostos. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um dos mais relevantes, com taxas variando de 1,5% a 4% dependendo do tipo de veículo e do estado de origem. Além disso, a tributação sobre a gasolina corresponde a 53% do preço por litro, aumentando os custos operacionais de um veículo.

Na esteira de outras medidas populares como a da regulamentação das casas de apostas, o governo federal anunciou uma redução no preço dos carros 0km por meio de um desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Isso deve resultar em reduções do preço dos carros de 1,5% a 10,79%, de acordo com critérios de valor, eficiência energética e densidade industrial no país.

2.   Lucros dos Fabricantes

Os fabricantes de automóveis no Brasil também têm uma margem de lucro significativa. Para cada carro vendido no Brasil, o lucro do fabricante é de 10%, enquanto nos EUA a porcentagem é de 3%, de acordo com o Sindipeças. Além disso, alguns fabricantes de veículos localizados no Brasil são responsáveis por uma parcela crítica do lucro global de suas sedes, e grande parte desses lucros vêm de veículos que parecem variantes exclusivamente off-road, que são um sucesso no país.

Em outras palavras, as vendas de carros no Brasil são parte importante dos lucros das empresas sediadas fora do país. Por isso, as empresas dos EUA podem se dar ao luxo de lucrar apenas 3% em território estado-unidense. No Brasil, eles conseguem recompor seus lucros com as taxas astronômicas de 10%

Ideias para reduzir o preço dos carros no Brasil

A recente redução do IPI pelo governo federal é um passo positivo para tornar os carros mais acessíveis para os brasileiros. Esta medida pode resultar em um aumento nas vendas de automóveis no país e ter um impacto positivo na indústria automobilística todo. No entanto, é importante lembrar que a medida não abrange toda a cadeia envolvida no setor que outros fatores, como a crise na fabricação de chips e a quebra na cadeia de suprimentos, ainda afetam a indústria.

Além disso, a simples redução de impostos pode resolver o problema pontualmente, mas não resolve a longo prazo. Uma alternativa seria investir em empresas nacionais, que não precisam enviar seus lucros para suas sedes no exterior. Além de ajudar na redução do custo, essas empresas podem investir em tecnologias nacionais e movimentar o mercado de trabalho com empregos especializados.

Com empregos especializados, a capacidade de compra do brasileiro aumenta, e se torna mais fácil comprar carros.

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