Um pinguim que nadava próximo à margem da Lagoa da Conceição em Florianópolis no início da tarde do último domingo (9) chamou atenção dos moradores. O animal se movia com agilidade seguindo o movimento da água em um local de baixa profundidade.
De acordo com a veterinária da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) Adriane Steuernagel, o aparecimento desses animais em lagoas próximas ao mar é esperado nesta época do ano, quando chegam ao Litoral catarinense em busca de alimentos.
“Esses são os Pinguins de Magalhães, que chegam normalmente em maio ao estado, vindos da Patagônia [na Argentina], em busca de cardumes. É provável que ele estivesse pescando, por isso apareceu na Lagoa. O fato de estar nadando demonstra que está em bom estado de saúde. Muito ágil, é difícil que alguém possa capturá-lo, já que com a aproximação humana, ele se movimenta com uma rapidez ainda maior”, explicou.
Conforme a veterinária, os pinguins se reproduzem na Patagônia e viajam todos os anos ao Litoral catarinense e podem chegar até o estado de São Paulo. No caso de um pinguim encalhado, ferido, a população, nunca deve tentar removê-lo ou mesmo tocá-lo.
“As autoridades, habilitadas para tratar desses animais, devem ser acionadas pelo 0800 642-3341, para segurança do animal e das pessoas”, afirmou.
Fonte: G1
Leia mais em: https://www.anda.jor.br/2018/09/pinguim-aparece-na-lagoa-da-conceicao-em-florianopolis-sc/.
Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Clube dos Animais.
Notícias sobre Pets