Até um passado bem recente o Audi A4 era apenas um coadjuvante no mercado brasileiro, envelhecido diante da concorrência, o sedan (apesar do seu prestígio) tinha número de vendas bastante modesto comparado com rivais, como BMW Serie 3 e Mercedes Classe C. Porém isso promete mudar a partir de agora, a Audi está trazendo para o país a nova geração do A4. Completamente renovado o modelo subiu de nível em todos os aspectos e promete tirar o sono dos adversários.
O A4 é de longe um dos modelos mais bem sucedidos ao longo da história da Audi, derivado do Audi 80 ele vendeu desde de 1994 mais de 12 milhões de exemplares ao redor do mundo, é possível contar no dedos os carros que chegaram a ser patamar.
Inicialmente o novo A4 2016 está disponível nas configurações, Attraction (que custa a partir de R$ 159,990), Ambiente (R$ 182,990) e a edição limitada Launch Edition que custa R$ 172,990 e será limitada a apenas 500 exemplares.
Fazendo uma analise dessa nova geração, a principal mudança está na eletrônica ao bordo, que ficou muito mais evoluída no modelo 2016. Não é à toa que a Audi defini o Novo A4 como “carro de amanhã hoje”, ele traz uma serie de tecnologias inovadoras, um dos chamariz é o Audi Virtual Cockpit, tela de alta definição de 12,3 polegadas, que exibe as principais informações de navegação ao motorista, oferecido de série na versão top no lugar dos tradicionais mostradores analógicos.
O design é outro ponto forte do Novo Audi A4 é verdade que o sedan padece do mesmo mau dos demais modelos da Audi, falta originalidade. Basicamente a carroceria, se resume a repetir com alguns retoques e novas medidas, o padrão visual visto no A4 anterior e em outros carros da marca, como o Novo A6 ou A3. Porém apesar disso, o novo A4 não deixa de ser um belo sedan, pelo contrário – seja pelo tamanho da carroceria que mede 4.7 m de comprimento e bons 2.8 m de entre-eixos, ou pela intimidadora grade cromada, ele esbanja imponência e estilo. Destaque ainda o inovadores faróis de LEDs, sem duvida um dos mais bonitos do mercado.
Além do novo desenho, o A4 2016 traz nova carroceria e chassi, que representa uma redução no peso de até 120 kg em comparação ao antigo A4, o que deve melhorar em muito o desempenho e o consumo de combustível. Outro ponto é que este desenho refeito do A4 ficou bem mais aerodinâmico de arrasto de apenas CX de 0.23, o menor em sua categoria.
No interior luxo e tecnologia se unem em um belo equilíbrio, nesta nova geração o painel assumiu um desenho inteiramente novo, muito mais estiloso e limpo, note o estilo das saídas de ar no painel, e o desenho do console central, inspirado no cockpit das aeronaves, sem dúvidas o interior do novo A4 é um dos melhores em sua categoria.
Além do já mencionado Audi Virtual Cockpit (foto acima), outro destaque entre os equipamentos oferecidos estão um sistema de áudio da dinamarquesa Bang & Oflusfsen 3D de 755 watts de potência e “apenas” 19 alto falantes. Além do opcional ACC (Adaptative Cruise Control) com Traffic Jam Assist, este sistema pode assumir a direção do veículo em velocidades de até 65km/h, quando o transito está congestionado, graças a uma série de sensores e radares de ultrassom, combinados com uma câmera frontal, o A4 literalmente anda sozinho, controlando a velocidade e ajustando a direção de acordo com o tráfego ao redor.
Porém como não existe não almoço grátis, a maior parte desse itens são oferecidos como opcionais, ou não estão presente na versão de entrada, que não custa nenhuma pechincha.
Confira a lista de equipamentos de cada versão do novo A4:
Attraction: ar-condicionado automático dual zone, faróis bi-xenon, bancos em couro com regulagem elétrica, sensor de estacionamento traseiro, chave presencial, rodas aro 17, sensor de acendimento dos faróis e dos limpadores do para-brisa entre outros itens.
Launch Edition: A versão especial de lançamento Launch Edition traz o Audi Drive Select, Audi Virtual Cockpit, faróis Full-LED com ajuste automático de altura e bancos e volante esportivos em couro, além de espelhos externos com rebatimento automático elétrico.
Ambiente: Por fim a versão top, Ambiente, agrega além dos itens já citados, central multi-mídia com GPS e espelhamento da tela do celular, rodas aro 18, Audi Virtual Cockpit e iluminação da cabine por LEDs.
Como opcional haverá itens como ar-condicionado tri-zone, com três zonas independentes de temperatura, bancos dianteiros com ajustes elétricos, piloto automático, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, além de teto solar elétrico.
Há ainda outros pacotes fechados de equipamentos como o Assistence que inclui Audi Pre Sense Rear, Audi Side Assist e a câmera de ré. E o pacote TECH que traz Head-up Display, o sistema Keyless-go e o equipamento de som Bang & Olufsen 3D, com 19 alto-falantes.
Esportividade
Para completar o A4 continua excelente naquilo que sempre foi bom a esportividade. Impulsionado pelo eficiente motor 2.0L TFSi de 190 CV e câmbio automático de sete velocidades e dupla embreagem, a versão de entrada alcança os 240 km/h e precisa de meros 7.3 segundos para ir de 0 a 100 km/h.
Embora 190 CV não seja nenhuma potência de tirar o fôlego (para um sedan de luxo) o A4 consegue ter um desempenho de foguete, graças ao seu peso, utilizando novos materiais a carroceria ficou até 120 quilos mais leve em relação ao modelo anterior e a carroceira de 65 a 120kg mais leve dependo da versão.
Em um segundo momento a montadora alemã vai trazer para o Brasil, a versão top de linha Ambition só que com motor mais potente com 250 CV e tração integral nas quatro rodas, além da sua variante perua (A4 Avant)
Apesar do mercado passando por uma das suas piores crises, a Audi parece confiante no sucesso do A4, a expectativa é de que o novo modelo mais do que dobre suas vendas no país, no médio longo prazo. Atributos para isso ele tem de sobra.
Especificações técnicas:
Motor: 2.0 TFSI ultra
Cilindros /cilindrada: 4 em linha, transversal/1.984 cm³
Potência: 190 cv entre 4.200 e 6.000 rpm
Torque máximo: 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: S tronic, 7 velocidades, dupla embreagem
Peso: 1.405 kg
Comprimento: 4.726 mm
Largura: 1.842 mm
Altura: 1.427 mm
Distância entre-eixos: 2.820 mm
Tanque de combustível: 54 l
Porta-malas: 480 l
Aceleração 0-100 km/h: 7,3 s
Velocidade máxima: 210 km/h
Confira abaixo os preços do novo Audi A4 2016 no Brasil:
Attraction 2.0 190 cv sete marchas automático R$ 159.990
Ambiente 2.0 190 cv sete marchas automático R$ 182.990
Launch Edition 2.0 190 cv sete marchas automático R$ 172.990 (limitada a 500 unidades)
Créditos : Autos24h