Ícone do site MercadoETC

Mulheres já somam quase metade dos empreendedores no Brasil e empreśaria mostra o por quê

O Brasil tem mais de 5,7 milhões de mulheres empreendedoras, segundo um estudo divulgado em 2015 pela Serasa Experian. Isso significa que, do total de pessoas que empreendem negócios hoje no país, 43% são mulheres. E, destas, 52,1% estão no comando de empresas na região sudeste. A pesquisa mostra ainda que 59% das empreendedoras estão na classificação de pequenas e médias empresas, e 11% são sócias de grandes empresas.

A economista mineira Maria Alzira Linares, radicada em São Paulo, é um exemplo de mulher que empreende com sucesso o próprio negócio – criado com a experiência que acumulou ao longo de sua vida profissional. Por mais de 20 anos, ela trabalhou no antigo Banco Noroeste (que foi incorporado pelo Grupo Santander em 1998), onde começou como estagiária e depois passou por vários cargos, até chegar à diretoria de crédito da instituição.

Em 2000, Maria Alzira decidiu empreender uma franquia de uma rede de lavanderias, no Alphaville, região metropolitana de São Paulo. Menos de um ano depois, ela abriu na mesma região uma segunda unidade. Até que, em 2005, conhecendo melhor o mercado e, ao mesmo tempo insatisfeita com as deficiências da franquia com a qual trabalhava, ela decidiu abrir sua própria rede, a Lavasecco Franchising. “Percebi que o treinamento deve ser muito qualificado para lavanderias, e que ter uma boa consultoria para os franqueados é fundamental. Então a capacitação foi um dos focos que privilegiei como diferencial para o meu negócio”, conta.

A empresária Maria Alzira Linares, fundadora da Lavasecco Franchising. (Divulgação)

Como o setor é muito competitivo, ela optou também por um público selecionado, que abrange as classes A e B. Acrescentou ainda a oferta de serviços exclusivos, como delivery e a oficina de costura (que faz reparos de roupas), além da lavagem de couro e até de malas de viagem. Assim, em 2006, ela iniciou o sistema de franquias, que vem crescendo gradativamente. Com maquinário e produtos de ponta, a Lavasecco oferece alta qualidade e as mais novas tecnologias nos serviços de limpeza a seco, limpeza com água e wetcleaning.

A alta exigência na escolha dos parceiros e dos pontos comerciais é outro aspecto que destaca a rede. “O perfil que buscamos é de franqueados capazes de administrar, atentos à gestão e criativos. Queremos pessoas que realmente possam oferecer atendimento diferenciado e especializado aos clientes”, detalha a empresária.

Hoje, a maioria das franquias da Lavasecco ou é comandada por mulheres, ou elas são sócias com relevante participação na gestão. “Estimulamos o protagonismo feminino porque acreditamos no potencial da mulher como empreendedora. Sensíveis e observadoras, são habilidosas no trato com a clientela e os funcionários. Nossas franqueadas estão mostrando isso, com o sucesso que conquistamos juntas até agora”, avalia Maria Alzira.

Sair da versão mobile