Ícone do site MercadoETC

meuSucesso.com lança novo Estudo de Caso sobre a história da Aço Cearense e reúne 300 participantes em SP

Em um evento especialmente criado para os alunos da escola de insights meuSucesso.com e interessados em empreendedorismo, a história de Vilmar Ferreira, fundador da Aço Cearense, foi apresentada no último dia 16, em São Paulo (SP). E, complementando essa dinâmica, a partir da segunda-feira (23), a plataforma do meuSucesso passará a disponibilizar estudos sobre como a Aço Cearense se tornou líder regional do segmento e maior distribuidora independente do setor no Brasil. Assim, uma nova aula será disponibilizada toda segunda-feira pelas próximas seis semanas dentro do portal meusucesso.com.

No evento, Vilmar e Aline Ferreira, vice-presidente da companhia, falaram sobre suas trajetórias de vida e sobre como criaram e conquistaram atuação de destaque na América Latina – a Aço Cearense produz 500 mil toneladas de aço por ano, emprega 5 mil colaboradores diretamente e outros 60 mil indiretamente, além de faturar R$ 2,5 bilhões anualmente. Também participaram os empreendedores Geraldo Rufino, da JR Diesel, Eduardo Lyra, do Instituto Gerando Falcões, e Thái Quang Nghiã, da Goóc.

“Acreditamos no valor de se aprender com a prática e com a visão de empreendedores que já superaram inúmeros desafios. Seus aprendizados e trajetórias de vida são riquíssimos para quem busca inspiração para empreender”, afirma Sandro Magaldi, CEO do meuSucesso.com.

Eduardo Lyra, Geraldo Rufino, Thái Nghiã, Sandro Magaldi e Taynnã Santos. (Divulgação)
Eduardo Lyra, Geraldo Rufino, Thái Nghiã, Sandro Magaldi e Taynnã Santos. (Divulgação)

Por isso, o evento apresentou, além de um documentário sobre a trajetória de Vilmar e Aline, talk shows em que todos os empreendedores puderam falar sobre o momento econômico do país e sobre como enfrentar esse contexto. “Todos estes empreendedores superaram dificuldades extremas: vieram do sertão, da favela, do lixão, da guerra. E eles estão aqui para mostrar que com determinação, fé e coragem, empreender, mudar de vida e das pessoas ao redor é possível”, diz Taynnã Santos, gerente do meuSucesso.com.

joytce
André e Joyce Bianchi com José Vilmar Ferreira. (Divulgação)

O diretor de negócios e a editora chefe de A Magia do Mundo dos Negócios, André e Joyce Bianchi estiveram no evento e ressaltaram a importância da divulgação destas histórias de sucesso, que trazem grande aprendizado aos empresários. “Conhecer a história de pessoas de sucesso, com seus fracassos e fortalezas, inspira e ao mesmo tempo nos proporciona visões mais apuradas em relação aos nossos próprios negócios”, observou Joyce.

Aço Cearense

José Vilmar Ferreira é um sertanejo que cultivou seus sonhos numa terra difícil: aos 6 anos, Vilmar já ajudava seus pais na roça em uma cidade no sertão do Ceará. Quando estava na adolescência, aos 15 anos, seu pai o tirou do trabalho de boia-fria, após Vilmar ter sofrido um golpe de foice no trabalho. “Não deixei de ajudar em casa. Como não estava mais na roça, passei a vender ovos, porcos e galinhas”, relembra.

No caminho para o sucesso, Vilmar foi para Fortaleza (CE), onde trabalhou em um comércio de um parente e chegou a abrir um negócio próprio com venda de bebidas. “Meu pai não aprovava esse negócio. Ele alegava que bebida não traz felicidade ao homem. Eu segui as orientações dele e fui atrás de outro projeto”, conta. Foi nesse ponto em que Vilmar teve contato com o mercado da construção e decidiu trabalhar com aço, mesmo sem ter conhecimento anterior sobre essa área.

No início da Aço Cearense, a dedicação e o crescimento de Vilmar chamaram a atenção, e isso incomodou todo o mercado do aço, que começou a pressioná-lo para quebrar. Ele aprendeu na prática a lidar com a concorrência agressiva. Para conseguir sobreviver em um mercado dominado por grandes empresas, a estratégia de Vilmar foi importar o aço, para abrir o leque com o mercado internacional e não ficar limitado ao mercado interno. “Quando as portas parecem estar todas fechadas, você precisa se reinventar e buscar alternativas”, afirma Vilmar.

 

Sair da versão mobile