A Jeep é um dos principais destaque do Salão de NY, que ocorreu nesse mês de abril, a marca levou para o evento o insano, Grand Cherokee Trackhawk, com 707 CV de potência, ele é simplesmente o SUV de série mais potente do mundo e precisa de apenas 3.5 segundos para decolar de 0 a 96 km/h (0 a 60 mph).
Em uma época que os motores V8 e V12 parecem jurados de morte (até a F1 abandonou os seus V8), em razão da economia de combustível, indo na contramão dessa preocupação . O Jeep Grand Cherokee Trackhawk é fiel a velha escola de esportivos, ele conta com um motor tão grande de alta cilindrada, que quase não cabe no capô, um V8, 6.2 litros, supercharged anabolizado, que entrega a impressionante marca de 707 CV de potência e um pesado torque de 89 kgfm.
Toda essa cavalaria chega as 4 rodas, por meio de uma caixa automática de oito velocidades, com opções de trocas sequenciais por meio de paddler-shift acoplados ao volante. O carro conta ainda com um sistema chamada Selec-Track, que oferece quatro opções de direção, entre elas o modo Sport, que dá respostas mais rápidas, além de diferencial com bloqueio eletrônico.
Assim como o Porsche 911 e outro super-esportivo de potência cavalar, ele conta com controle de largada (Lauch Control), que permite que o SUV 4×4 tenha um desempenho formidável em arrancadas, já que eletrônica dosa a quantidade certa de potência impedindo que as rodas distracione nas arrancadas.
O resultado disso é que o Grand Cherokee Trackhawk acelera de 0 a 96 km/h em 3.5, cobre um quarto de milha 0 a 400 metros em 11.6 segundos alcançando 186 km/h, e pode atingir os 290 km/h de velocidade máxima.
Visualmente o poderio do Trackhawk é denunciado pelo visual mais agressivo, comparado com as demais versões do Grand Cherokee. O jipe traz uma série de elementos de estilos exclusivos, como novos para-choques, capô mais volumoso, rodas de 20 polegadas (calçados por pneus Pirelli 295) e sistema de escape com quatro saídas cromadas.
Além disso o sistema de suspensão foi modificado ganhando um acerto próprio para a nova performance do Grand Cherokee, assim como os freios, a missão de parar esse canhão fica à cargo de freios especiais de alta performance, feitos de cerâmica e carbono da marca italiana Brembo de 13 polegadas, precisando de 33 metros para frear vindo de 96 a 0km/h.
O interior também passou por um banho de loja com direito a bancos esportivos forrados de couro nobre, além de pedais de alumínio. Outro diferencial é o sistema multimídia U-Connect, que além de funções básicas, como conectividade para smartphones também oferece a opção de cronometrar o tempo de volta em uma pista de corrida, além de acompanhar diversas funções do carro relacionadas ao desempenho em tempo real.
O novo Jeep Gran Cherokee Trackhawk será produzido em Detroit no estado americano de Michigan, a expectativa é de que o preço em solo americano fique na faixa dos US$ 80,000, pouco mais de R$240,000, o que nos EUA pode ser considerado uma bagatela para um carro de mais de 700 cavalos.
Créditos : Autos24h