Durante o mês de março, a Intel anunciou os seus processadores da 11º geração voltados para desktop, que contam com várias melhorias. Já hoje (11), a empresa revelou quais são os processadores desta geração para notebooks.
Sendo parte da família Tiger Lake-H, os novos processadores são destinados, em sua maioria, para notebooks de alta performance e compartilham algumas semelhanças com o que foi visto na linha Tiger Lake-U, apresentada no ano passado.
No total, foram apresentados cinco modelos voltados aos consumidores comuns, sendo dois i5, um i7 e outros dois i9. Abaixo, confira a tabela que mostra as especificações técnicas de cada um:
Melhorias nos processadores Intel da nova geração
Assim como os processadores Tiger Lake U e da série H35, a nova linha Tiger Lake-H tem CPUs fabricadas em litografia de 10 nanômetros e contam com a arquitetura SuperFin Willow. De acordo com a marca, esta geração de processadores pode oferecer uma performance melhor em até 19% para atividades multi-thread.
Outra novidade importante nos processadores da 11º geração para notebooks fica pelo suporte ao PCIe 4.0, que permite que configurações extras de energia e clock sejam gerenciadas de forma mais eficiente.
Já o chip gráfico integrado nestas CPUs é o Iris Xe, que conta com 32 unidades de execução. Inclusive, um dos documentos disponibilizados pela empresa, mostra que o novo i9 11980HK pode oferecer resultados melhores em jogos quando comparado ao AMD Ryzen 9 5900HX.
Além de ter exibido o que muda em performance para jogos, a Intel também mostrou que aplicações utilizadas por profissionais, é claro, também terão um desempenho melhor.
Outras novidades
Além das melhorias mencionadas acima, os novos processadores trazem o suporte para a conexão Thunderbolt 4, memórias DDR4 com frequência de 3.200 Mhz e memórias Intel Optane H20. Já para seguir os novos padrões de Wi-Fi, esta nova geração de processadores contará com uma solução integrada chamada Intel Killer Wi-Fi 6E.
Disponibilidade
De acordo com informações da própria empresa, os processadores de 11º geração para notebooks estarão disponíveis a partir do terceiro trimestre de 2021. Os notebooks que contarão com os mesmos devem ser anunciados ao longo do ano por diversas empresas já conhecidas por trabalhar com a marca como Acer, Dell e outras.
Fonte: Intel
Fonte: KaBuM