O site HKEPC relatou um novo golpe que parece ter começado a se espalhar pelo mercado que comercializa placas de vídeo usadas. Foi descrito que um dos leitores do site foi vítima de um golpe ao comprar uma RTX 4090 falsificada.
Para comprar o equipamento, ele desembolsou o equivalente a US$ 1.660 (R$ 8.120 em conversão direta). Na hora da compra, ele afirma que recebeu imagens do produto, que parecia estar funcionando, já que as luzes estavam acesas.
No entanto, ironicamente, essa foi a única parte da placa que funcionou quando ele a recebeu – nem as ventoinhas ligaram. Dando uma olhada mais aprofundada, foi constatado que o homem comprou uma placa de vídeo sem GPU.
Golpe da RTX 4090
Acredita-se que ele foi vítima de um golpe que revende placas de vídeo em que as GPUs foram retiradas para criar outras. Isso é um movimento muito comum recentemente, já que algumas marcas estão desmontando placas de vídeo que funcionam para usar os chips em outras.
Isso se deve ao fato da disponibilidade restrita de estoque de alguns modelos na China. Obrigando alguns fabricantes a reaproveitar componentes.
A questão que fica é como esses criminosos têm acesso às “carcaças” das placas e conseguem comercializá-las livremente para aplicar golpes em pessoas desavisadas do mercado de segunda mão.
Via: VideoCardz
Fonte: KaBuM