Ícone do site MercadoETC

Hands on: Pote para lámen no microondas Pearl Life C-226


Utensílio da Pearl Life permite preparar um pacote de lámen instantâneo no microondas em apenas 7 minutos!

Estava eu perambulando pela Loja Marukai localizada no bairro da Liberdade em São Paulo quando topei por acaso com um daqueles produtinhos meio que banais, mas que prometem facilitar a nossa vida: O New range life ramen pot (新・レンジライフ ラーメン鍋) modelo C-226 da Pearl Life, uma empresa japonesa especializada em utensílios domésticos e acessórios para camping.

Eu sou fã de lámen, mas confesso que não curto muito a versão de copo (Cup Noodle) por achar a textura da sua massa muito fina se comparada com a tradicional versão de pacote. Assim, esse utensílio me pareceu ser uma interessante proposta de valor já que, além de estar em oferta na loja (menos de R$ 40), permite preparar uma porção individual de lámen rapidamente no microondas e, como observou minha mãe — “suja apenas uma panela!” — já que o mesmo pode ir direto à mesa:

Vale a pena ressaltar que este pote (ou panelinha) foi concebida para preparar o lámen no seu modo tradicional ou seja — na forma de sopa — e não como macarronada como é mais comum por aqui no Brasil, apesar de que nada impede que isso possa ser feito nesse pote, como veremos abaixo.

Como era de se esperar de um acessório para microondas, o pacote é formado pelo pote propriamente dito e uma tampa transparente (ambos feitos de polipropileno). O conjunto mede aproximadamente 19 cm de diâmetro e 9,5 cm de altura:

A tampa por sinal, possui duas travas laterais que fixam a mesma no pote por meio de um giro no sentido horário…

… e um furinho na parte de cima para a sair o excesso de vapor:

Um acessório que já acompanha o produto é uma pequena grelha que permite cozinhar comida no vapor, como vegetais ou bolinhos recheados como gyoza ou shumai. Para isso basta colocar um pouco de água no fundo do pote, os bolinhos sobre a grelha (~6 unidades) e cozinhar no microondas por 2~2,5 min se eles forem frescos/preparados na hora ou um pouco mais (2~3 min) se estiverem congelados.

Para ver se esse negócio realmente funciona, utilizamos um horário livre na Cozinha Experimental do Ztop + Zumo (um anexo da Zumo-caverna) para preparar uma porção de lámen instantâneo e, para dar mais autenticidade ao experimento, utilizamos um pacote de Sapporo Ramen sabor shoyu (= molho de soja) produzido pela empresa Men-Sunaoshi e que pode ser facilmente encontrado por aqui nas mercearias orientais. Eu particularmente aprecio essa marca, porque seu a textura do macarrão e o sabor da sopa é bem parecido com aquele servido em restaurantes japoneses:

Fora isso, seu modo de preparo é praticamente o mesmo do nosso Nissin Lámen tradicional (sabor carne, galinha, etc.) de modo que acreditamos que o resultado final seja o mesmo:

Mas voltando ao que interessa, para preparar o prato é preciso retirar a grelha do pote e, se for esta a primeira vez que você está usando o pote é bom lavá-lo primeiro né? (duh!) Feito isso, basta colocar 500 ml de água no pote…

… seguido pelo macarrão cru:

Ai é só colocar a tampa, travá-la na posição…

… e colocar o pote no microondas para cozinhar por aproximadamente 7 minutos. Observe porém que esse tempo pode variar de acordo com o modelo/potência/idade do forno.

Passado esse tempo, basta retirar o pote do forno e — no nosso caso — submeter o mesmo para aprovação do controle de qualidade da casa…

… sendo que o resultado final é mais ou menos este:

Acredito que neste ponto, o cozinheiro pode optar por retirar o excesso d’água e continuar o seu preparo à moda local, ou seja, como se fosse uma macarronada. Mas no nosso caso, continuamos com a receita tradicional e despejamos o tempero diretamente no pote, demos mais uma mexida com o hashi

… e o resultado final pode ser conferido abaixo. Um pouco simples, mas próprio para consumo:

Para dar uma incrementada na receita, a maneira mais simples é adicionar um ovo. Neste caso, basta colocá-lo cru sobre a sopa…

… furar a gema com um palito (ou qualquer outro instrumento perfurante) colocar a tampa e voltar o pote para o microondas por mais 1~1,5 minuto…

… e voilá — Lámen com Ovo!

Vale a pena observar que também é possível adicionar outros ingredientes na sopa, como verduras, legumes, kamaboko (massa de peixe), nori (folha de alga marinha seca), etc. mas as instruções na embalagem são meio vagas. O bom senso nos diz que legumes e verduras (como cenoura ou acelga) que precisam de um cozimento mais acentuado poderia ser colocado no pote junto com o macarrão cru.

Já itens que precisariam de uma aquecida (como o kamaboko ou tofu) poderiam ser colocadas ao lado do ovo cru antes da segunda passada no microondas. Outros itens que são consumidos “frescos” (como cebolinha picada, milho/ovo cozido, conserva de broto de bambu ou fatias de carne de porco assada) podem ser adicionados antes de ser servido.

Com relação ao sabor, a primeira coisa que me chamou a atenção é que o prato mesmo quente, não soltou cheiro de plástico o que acaba com a experiência de consumo de qualquer prato.

Já a textura da massa ficou até que bem macia (sem derreter) apesar de que prefiro a mesma mais ao dente, o que pode ser conseguindo reduzindo o tempo do cozimento.

No geral, fiquei bem satisfeito com esse produto já que ele faz o o que promete — prepara um lámen honesto de maneira simples e rápida — e o melhor, no fim da refeição “só tem uma panela pra lavar!”

Aah, delishus!!!

Hands on: Pote para lámen no microondas Pearl Life C-226 foi publicado no ZTOP+ZUMO.


Mais Notícias
Sair da versão mobile