Ícone do site MercadoETC

Google agora admite que poderia coletar dados de navegação anônima dos usuários

Ao abrir uma aba anônima no Google Chrome, há um aviso dizendo que outras pessoas que usam o aparelho não verão o que será exibido ali, embora downloads, itens de leitura e favoritos ainda fiquem salvos.

No entanto, conforme observado pelo MSPowerUser, essa mensagem agora foi alterada e afirma que o Google, assim como os sites visitados, podem coletar dados dos usuários normalmente, como se estivessem em uma aba padrão.

Essa mudança ocorreu em decorrência de um processo aberto contra o Google, que o acusava de coletar dados de usuários anônimos mesmo que eles estivessem, bem… anônimos.

A alteração já pôde ser vista no canal experimental Canary do Chrome no Android e no Windows, mas acredita-se que a nova mensagem estará disponível para outros dispositivos em breve.

O novo texto diz: “Outras pessoas que usam este dispositivo não verão sua atividade, então você pode navegar com mais privacidade. Isso não mudará a forma como os dados são coletados pelos sites que você visita e pelos serviços que eles usam, incluindo o Google”.

Problema judicial para o Google

Imagem: pixinoo/Shutterstock

Em 2020, a Gigante das Buscas foi processada por supostamente rastrear as atividades dos usuários, mesmo que eles estivessem em modo anônimo. A acusação disse que a empresa usou ferramentas como o Analytics, apps e plug-ins para monitorar esses usuários.

Em sua defesa, um porta-voz da empresa disse que a navegação anônima de fato só esconde o que foi visto dos usuários daquele dispositivo, não de outros softwares e companhias.

Via: Engadget


Créditos: TecMasters
Sair da versão mobile