É sempre bacana quando você recebe algum agradinho ao comprar uma placa de vídeo nova. Porém, enquanto alguns recebem penduricalhos para a porta, adesivos bacanudos ou mesmo jogos novos, o dono de uma RTX 3090 ganhou uma “camisinha” de dedo. O detalhe? Ela estava derretida embaixo do cooler do equipamento.
A história surreal foi compartilhada no Reddit na última quinta (19) e mostrou que: a) É sempre bom investigar melhor quando sua GPU estiver esquentando demais; e b) Que o controle de qualidade das fabricantes nem sempre é perfeito.
Tá calor, né, RTX 3090?
Segundo o internauta “antonyjeweet”, sua GeForce RTX 3090 Founder’s Edition estava se comportando de forma pouco usual nos últimos tempos: mesmo com um gabinete com bom resfriamento, a temperatura do core chegava perto dos 75º C, enquanto as memórias da placa atingiam até 110º C.
De início, ele achou que fosse algum problema de pasta térmica, já que a linha FE, fabricada pela própria Nvidia, costuma pecar nesse quesito. Porém, ao retirar o cooler para limpar tudo e reaplicar a pasta se deparou com um objeto pouco usual alocado entre a GPU e os módulos de memória: uma luva de dedo.
So I opened my 3090 to replace the thermal pads, and I found this present… from pcmasterrace
Esse equipamento de proteção é, muitas vezes, utilizado pelos funcionários de fábrica para evitar que a oleosidade dos dedos deixe marcas nas peças durante a montagem e manuseio. Um dos acessórios, no entanto, parece ter escapulido e acabou sendo integrado ao produto final – impactando diretamente na dissipação de calor da RTX 3090 FE.
Felizmente, parece que não houve nenhum dano permanente ao hardware. De acordo com o gamer, a temperatura da GPU caiu para os 65º C, ao passo que as memórias despencaram para cerca de 86º C, mesmo após mais de 1h30 de testes intensos.
Fonte: Videocardz
Fonte: KaBuM