Ícone do site MercadoETC

Fundação FEMSA firma compromisso para proteção de recursos hídricos das Américas

Nesta quarta-feira (29), a Semana da Água em Estocolmo, evento que reúne mais de 2.500 especialistas, profissionais e líderes da gestão pública, privada, acadêmica e mundial da água, abordou temas que envolveram a América Latina e o Caribe. O objetivo principal das conferências deste ano é reunir esforços de empresas, Governos, sociedade, cientistas e ONGs para encontrar soluções para as questões relacionadas com a gestão de recursos hídricos, segurança alimentar e mudanças climáticas.

Durante o evento, representantes do CONAGUA, Fundação FEMSA e Centro de Água destacaram a importância de seguir avançando com “Inventário de água e adaptação: Ações das Américas”, que traz as melhores práticas de cuidado, administração e preservação dos recursos hídricos aplicados na região. Na conferência, representantes das três entidades assinaram uma carta de compromisso para continuar a documentação de apoio e reconhecimento das melhores práticas no cuidado com os recursos hídricos sob os critérios de replicabilidade, inovação, sustentabilidade e compromisso.

"Na Fundação FEMSA acreditamos que uma das formas mais eficazes para promover e fortalecer as melhores práticas para o uso adequado e sustentável da água é apoiar iniciativas que podem ser multiplicadas e que permitam reduzir a intensidade do impacto da mudança climática sobre esses recursos. Um elemento chave para o legado ambiental, tanto para nós como para gerações futuras, é trabalhar de forma colaborativa, por isso é uma enorme satisfação fazer parte desse compromisso", afirma Vidal Garza, diretor da Fundação FEMSA.

Além de continuar trabalhando no inventário chamado AguaAAA, as entidades se comprometem a realizar da segunda edição do "Prêmio de Água e adaptação", que no ano passado, recebeu a quantia de US$50 mil por projeto "Colheita de água em Honduras" de CHF International (Cooperative Housing Foundation).

Brasil

Durante a Rio+20, realizada no Rio de Janeiro em junho, a Corporate EcoForum e The Nature Conservancy (TNC) promoveu evento que reuniu grandes empresas e líderes em sustentabilidade. Entre eles, estava Vidal Garza, diretor da Fundação FEMSA, que anunciou o investimento de US$ 1,1 mi em Fundos de Água nos próximos cinco anos para a criação de três Fundos no Brasil. A iniciativa é um fruto da Aliança Latino-Americana de Fundos de água, formada por Fundação FEMSA, TNC, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Global Environment Facility (GEF-GEF).

“Com esta aliança, conseguimos reunir geração de valor ambiental, valor econômico e valor social. Precisamos estar juntos e em harmonia com o ecossistema, de maneira a consolidar e multiplicar a conservação de bacias hidrográficas, seja por meio do reflorestamento, conservação de solo ou promovendo atividades de conscientização com as comunidades”, explica Vidal.

A aliança visa criar, implantar e capitalizar pelo menos 32 fundos de Água na América Latina e no Caribe, ações que apoiem a conservação de cerca de três milhões de hectares de bacias hidrográficas, e vai beneficiar 50 milhões de pessoas ao longo dos próximos cinco anos. Os Fundos da Água são uma forma inovadora de valorizar os serviços que a natureza fornece e reinvestir os lucros nos esforços de conservação para garantir a qualidade e quantidade de água no futuro.

Sair da versão mobile