Ícone do site MercadoETC

Funcionários de multinacional criam programa de voluntariado e ajudam quase 100 mil pessoas

O projeto Transformando Comunidades, criado pela PepsiCo, tem ajudado a melhorar a vida de milhares de pessoas em diversas regiões do Brasil. Por meio da doação do tempo, trabalho e talento dos voluntários, e ainda o apoio financeiro da empresa, é possível interagir com a comunidade presente no entorno das fábricas e auxiliar no desenvolvimento desses locais. O programa atua diretamente em projetos e organizações já existentes, escolhidos e mapeados pelos próprios funcionários.

Neste ano, a iniciativa já conta com a força de mais de mil voluntários, engajados em 20 comunidades. | Foto: Divulgação/PepsiCo

Quando uma empresa escolhe a área em que se instalará, muitas coisas são levadas em consideração. Além de todas as preocupações prévias, como o acesso, a estrutura e os custos de uma construção, uma companhia que deseja ser sustentável precisar avaliar também todo o impacto que será gerado na comunidade em seu entorno antes, durante e, principalmente, depois de instalada.

O Transformando Comunidades foi uma das formas encontradas pela PepsiCo para interagir e ajudar a desenvolver as comunidades localizadas nos arredores de suas plantas. A ideia surgiu em 2014, por iniciativa dos próprios e funcionários. O programa consegue alcançar diferentes objetivos ao mesmo tempo, colaborando para o desenvolvimento de comunidades, o engajamento de voluntários, a capacitação de jovens e a doção de produtos. Desde seu início, ele ganhou cada vez mais adeptos e, consequentemente, alcançou muito mais pessoas. Na primeira ação de voluntariado do programa, 360 funcionários participaram. Neste ano, a iniciativa já conta com a força de mais de mil voluntários, engajados em 20 comunidades. O resultado disso é um projeto que toca de alguma forma a vida de quase 100 mil pessoas.

Obra Social Dom Bosco, que atende a mais de 240 crianças. | Foto: Divulgação/PepsiCo

Um dos projetos de destaque neste ano foi realizado na Obra Social Dom Bosco, que atende a mais de 240 crianças em situação de vulnerabilidade social, em Itaquera, SP. A empresa financiou a revitalização de oito brinquedotecas das oito casas abrigos, construiu uma horta e ensinou horticultura para as crianças, além de prover oficinas de grafitagem e jardinagem. Na hora de “colocar a mão na massa”, 90 funcionários voluntários se deslocaram até a organização para passar um dia diferente com as crianças. Eles foram os responsáveis por realizar atividades lúdicas, com jogos, contação de histórias, prática esportiva, oficina de instrumentos e pintura e muito mais. Os jovens da ONG também receberam assessoria de coaching, oficinas de capacitação e absorção de mão-de-obra. Na ocasião, três jovens que participaram da ação em 2014 foram contratados para trabalhar na planta de Itaquera, em áreas como: manufatura, logística e administrativa da própria PepsiCo.

“O ‘Transformando Comunidades’ é um projeto estruturado por nossos funcionários para que seja executado por eles e que beneficia as comunidades do entorno das nossas fábricas, aproximando ainda mais a PepsiCo da população local. Queremos fortalecer o envolvimento da companhia com a comunidade, aproveitando a experiência, o talento e a sensibilidade de cada colaborador”, explicou Cristiane Lopes, Gerente de Cidadania Corporativa da PepsiCo Brasil.

Esses são apenas alguns dos projetos aplicados pela empresa, mas as ações de voluntariado e o apoio da PepsiCo estão espalhados por outras 20 comunidades em diferentes regiões do Brasil, alcançando 93.864 pessoas.

Sair da versão mobile