Cuidar do destino do próprio lixo é uma das responsabilidades ambientais que devem ser assumidas por todos, e faz tempo que a reciclagem é encarada como uma atividade rentável na vida de milhões de pessoas. Listamos as principais etapas desta atividade, mostrando o caminho dos resíduos que voltam a ser usados e que reduzem enormes impactos causados pelos padrões de consumo da sociedade.
Foto: Fotos GOVBA/Flickr
Identificação
A primeira etapa da reciclagem já começa antes de os resíduos serem levados para a coleta seletiva ou postos de entrega voluntária. Além de depositar cada material em seu devido local, é preciso prestar atenção nas características dos resíduos, que podem ser diferentes, mesmo pertencendo a um mesmo tipo, como os plásticos. Vale também conferir se os produtos estão em bom estado, evitando, por exemplo, garrafas de vidro danificadas e recipientes com água acumulada.
Foto: Subsecretaria de Comunicação do RJ
Separação
Na segunda parte da tarefa, os catadores vão separar os resíduos que têm potencial para reciclagem e que pertencem a um mesmo tipo. É uma etapa bem trabalhosa, principalmente no reaproveitamento do plástico, encontrado em diversas formas (PET, PVC, polipropileno etc.), mas depositado, quase sempre, nos mesmos locais.
Foto: Subsecretaria de Comunicação do RJ
Descontaminação
A descontaminação dos resíduos é uma árdua tarefa realizada nas cooperativas de catadores e indústrias recicladoras, e a qualidade final do material reaproveitado depende totalmente desta etapa. A descontaminação de resíduos é realizada por meio de máquinas e, infelizmente, sofre com a falta de incentivos públicos – a maioria dos equipamentos é produzida nas universidades, que desenvolvem projetos experimentais de tecnologia de descontaminação. É nesta etapa em que uma garrafa de refrigerante, por exemplo, perde o cheiro característico, e as embalagens são totalmente desassociadas ao seu conteúdo anterior.
Foto: Contrapart/sxc.hu
Fornecimento
Nesta fase, os representantes das recicladoras pesquisam as demandas de produtos reciclados e potenciais compradores. Os principais clientes são empresas de diversas áreas de atuação e órgãos públicos que vêm percebendo a necessidade de reduzir seus impactos no meio ambiente. Os resíduos também são planejados, geralmente em menor escala, para serem fornecidos a arquitetos, designers e artistas.
Foto: IMs BIDALKRIV/Flickr
Design do reciclado
Para tornar o produto reaproveitado atraente no mercado, representantes da indústria recicladora buscam diversas aplicações para o material, que vão desde a incorporação de pellets, que formam diversos objetos, até a criação de móveis, itens de decoração, roupas etc. Nesta etapa, o trabalho é realizado por outros profissionais contratados (como designers e artistas) e pode ser feito de forma artesanal ou depender de processos mais técnicos.
Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo