Embora muitos donos optem por levar seu pet até um profissional para que ele se encarregue da higiene do animal, outros preferem fazê-la na própria casa. Pode se tornar uma verdadeira experiência! No artigo a seguir, damos a você alguns conselhos de como dar banho no seu cachorro.
Hábitos que se deve ter antes de dar banho no seu cachorro
A frequência do banho depende de muitos fatores. Por exemplo, o tipo de pelagem, as atividades, a raça, o tamanho, a idade ou a época do ano. Se o seu animal passa muito tempo ao ar livre, talvez ele precise tomar mais banho do que aquele que vive em um apartamento e não sai à rua.
Como a água e o sabão podem ser apavorantes para o seu bichinho, é fundamental que ele se acostume e relacione o banho a uma experiência prazerosa. Você pode colocá-lo em uma banheira vazia para que ele perca o medo, usar água morna que forme um fluxo de baixo para cima e, ao terminar o banho, dar-lhe uma guloseima.
Passo a passo para dar banho no seu cachorro
Quando chega a hora do banho, talvez possa ser desafiador conseguir fazer com que ele fique quieto e mantê-lo alguns minutos debaixo d’água. Quem sabe, no começo, seja melhor você pedir a ajuda de algum familiar ou amigo. Este é o passo a passo:
1.Escolha o lugar adequado
Se o seu animal de estimação for de pequeno porte, você pode dar banho nele no tanque da área de serviço, ou, pelo contrário, no chuveiro ou na banheira. Se fizer calor, é recomendável dar banho nele fora de casa, e, se fizer frio, sempre dentro de casa. Uma vez que você comece a molhar e a ensaboar o seu cachorro, os fundos da casa ou o chão ficarão escorregadios. Por isso, é melhor você colocar uma toalha onde ele possa pisar e se sentir mais seguro. Se você sabe que ele ficará nervoso, melhor escolher um lugar fechado, para que não escape.
2.Prepare o animal para o banho
Antes de dar banho, você deve escovar o pelo dele, sobretudo, se tiver uma pelagem grossa ou volumosa. Certifique-se de retirar ou desatar as mechas emaranhadas. Se você se sentir disposto, também pode cortar as unhas dele. Mesmo assim, pode ser melhor que um profissional faça isso, para não machucar o animal nem provocar infecções nele.
3.Reúna todos os elementos necessários para o banho
Antes de começar o banho, certifique-se de que tem a disposição todos os objetos que você precisa para o trabalho. Toalha, xampu ou sabão para cães, algodão, uma guloseima, uma esponja, uma escova, um pano, etc. Se o seu cão ficar agressivo, você deverá por nele uma focinheira e prendê-lo com uma correia.
4.Coloque algodão nos ouvidos dele
Se as orelhas ficam molhadas, elas podem se infeccionar. Para evitar isso, coloque uma bolinha de algodão em cada ouvido — isso manterá os canais auditivos secos. Não é preciso empurrá-los muito, mas sim sentir que estão bem fixados.
5.Confira a temperatura da água
Os cães são sensíveis ao calor e ao frio. É melhor que a água esteja morna para que ele se sinta mais confortável. Depois disso, comece a jogar água sobre o corpo dele, tendo cuidado especial em não molhar seu focinho, as orelhas e os olhos. É melhor dar um banho do pescoço para baixo. Você pode usar uma esponja ou uma escova para que a água penetre bem na pele dele, caso ele tenha uma pelagem grossa.
6.Aplique o xampu
Misture-o com um pouco de água e esfregue até fazer espuma. É sempre melhor usar as mãos para espalhar bem o produto, para que o cão não se assuste e para que ele se sinta em contato direto com você. É melhor espalhar o sabão no sentido contrário ao do crescimento do pelo para evitar que ele fique emaranhado. Preste atenção nas patas, que costumam estar sujas.
7.Limpe o focinho do animal
O focinho do seu animal de estimação costuma ficar bastante sujo, mas você não pode jogar água como no resto do corpo, esfregue nele um pano úmido para eliminar a sujeira e lembre-se de não tocar nas orelhas dele.
8.Enxágue-o
Utilizando uma mangueira ou um balde, você pode ir jogando pouco a pouco água morna para tirar todo o xampu. Esfregue para eliminá-lo por completo. Não se esqueça que o enxágue é do pescoço para baixo.
9.Seque-o
A primeira reação do seu cachorro é se sacudir para retirar a água. Deixe que ele faça isso, pois vai ajudar você no processo de secagem. Se estiver fazendo muito frio, recomendamos que o envolva em uma toalha. Agora, se ele tiver um pelo muito groso, você pode usar um secador de cabelo.
10.Penteie-o
Enquanto o estiver secando, aproveite para escová-lo e retirar os nós (e evitar que se formem novos nós). Isso também servirá para que a pelagem dele fique mais brilhante.
Notícias sobre Pets