Quando se trata de e-commerce, a entrega das mercadorias é uma parte muito importante da venda. E para quem deseja ter desconto em suas entregas, uma boa opção é fazer um contrato com os Correios.
A entrega praticamente faz parte dos produtos das lojas virtuais. Se ela deixar o cliente insatisfeito, ele pode nunca mais voltar a comprar no site e não recomendá-lo para ninguém. Por outro lado, se ele gostar, pode acabar fazendo até uma propaganda gratuita.
O processo de entrega deve combinar agilidade, qualidade e segurança. Ela pode ser feita por transportadoras ou pelo próprio Correio. Uma das vantagens da segunda opção é a possibilidade de fechar contrato com os Correios e ter descontos. Além disso, a segurança é garantida pois se trata de uma empresa totalmente confiável.
Veja esse vídeo: https://youtu.be/fQsf3d2NbME
Porém, esse tipo de contrato não é indicado para todas as empresas. Em alguns casos ele pode não valer a pena. Neste artigo, iremos te explicar melhor como funciona e como contratar esse tipo de serviço
Contrato com os Correios: como fazer
O contrato com os Correios é uma espécie de assinatura dos serviços de entrega que as empresas podem fazer. Através dele, é possível ter uma série de vantagens, benefícios e descontos nos serviços de entrega.
Para contratá-lo, é bastante simples. Dirija-se até a agência de sua preferência e solicite os documentos necessários. Após isso ser feito, um teste de navegabilidade será realizado em seu e-commerce. Se ele for aprovado, o contrato é fechado.
A partir daí, já é possível começar a realizar as entregas. Para isso, você irá utilizar um sistema exclusivo chamado SIGEP WEB. Esse sistema ajuda a fazer todo o gerenciamento das postagens.
Através do SIGEP WEB, você pode já deixar todas as postagens programadas. Lá, você pode ainda criar etiquetas para as caixas e personalizá-las com o logo da sua loja. Isso, além de praticidade, agrega mais profissionalismo à mercadoria.
Se desejar, ainda, você pode solicitar que os Correios façam a coleta dos produtos diretamente no seu estoque. Assim, não é necessário se deslocar até a agência para fazer a postagem.
Sejam enviados dessa forma ou levados diretamente na agência, o pagamento é realizado somente depois. No fim do mês o valor das entregas realizadas é somado e você recebe um boleto para efetuar o pagamento.
Contrato com os Correios vale a pena?
Para quem possui ou deseja montar um e-commerce, a entrega das mercadorias é algo essencial. Ela deve ser muito bem pensada pois pode fazer toda a diferença no sucesso ou fracasso de suas vendas.
Fechar um contrato com os Correios traz diversos benefícios para a loja.
O principal deles é o desconto no frete. Esse frete é bom tanto quando a própria loja o paga como quando ele é pago pelo cliente.
Se sua própria loja paga, há duas formas de aproveitar esse desconto. Você pode repassá-lo para o cliente, e deixar seu preço mais atrativo e competitivo. Ou, se preferir, pode ainda aproveitar para aumentar seus ganhos.
Já se o próprio cliente é quem paga o frete, você pode usar isso a favor do seu e-commerce. Reforce para o consumidor o fato de que há desconto na taxa de entrega. Use isso em sua comunicação. As pessoas costumam se sentir bastante atraídas por um frete mais baixo.
Outra vantagem de fechar um contrato com os Correios é que não é preciso pagar na hora pelo serviço. O lojista pode ir faturando as entregas e pagar só no mês seguinte. Isso ajuda a ter um controle maior sobre os gastos com entrega. Além disso, é possível ir fazendo um comparativo ao longo dos meses e ver se esse gasto está crescendo demais e como otimizá-lo.
Veja esse vídeo também: https://youtu.be/KNBmIKmDyVA
Quando não vale a pena fazer um contrato com os Correios
Porém, para algumas lojas o contrato com os Correios pode não valer a pena, principalmente para aquelas que estão começando. Isso acontece porque existe um gasto mínimo em entregas que deve ser contratado.
O valor mínimo deve ser consultado diretamente com os Correios, pois ele pode mudar com o tempo. Mas, por exemplo, suponhamos que esse valor mínimo seja de R$ 300. Se você não tiver um grande volume de vendas e suas entregas custam apenas R$ 200 terá que pagar R$ 300 mesmo assim. Nesse caso, acaba tendo um prejuízo de R$ 100 e não valerá a pena.
Outro problema que se pode ter ao realizar contrato com os Correios são as eventuais greves de funcionários. Não é raro que os funcionários realizem paralisações. Quando isso acontece, as entregas podem atrasar e isso pode prejudicar a sua empresa.
Há também alguns tipos de produtos que os Correios não entregam. Um deles são os produtos perecíveis. Outro são as cargas vivas. Se esse é o caso da sua empresa, é melhor procurar por transportadoras especializadas.
Existe um limite de peso para as cargas. Se a sua mercadoria for muito pesada, também não vale a pena realizar contrato com os Correios. Nas entregas por Sedex, as caixas não podem pesar mais que 30kg. Já no caso do PAC, elas não podem exceder os 50kg.
Contrato com os Correios: telefone
Caso deseje obter mais informações sobre o contrato com os Correios, você pode fazer isso através do telefone. O número da Central de Atendimento é 3003-0100 para quem está nas capitais e regiões metropolitanas. Já para outras localidades o telefone é 0800 725 7282.
Caso você deseje fechar um contrato com os Correios, pode entrar em contato com a empresa através do formulário desse link: CLIENTE CONTRATO
Eles irão enviar um profissional da área comercial da sua região para te atender pessoalmente. Assim ele poderá esclarecer melhor todas as suas dúvidas e ver qual o melhor serviço para sua empresa.
O contrato com os Correios, dependendo do volume de vendas da sua loja virtual, pode ser uma excelente opção. Ele ajuda a ter um maior controle nos gastos com frete, oferece descontos e ainda a possibilidade de pagar depois. É, sem dúvidas, uma opção que deve ser levada em conta pelos donos de e-commerce.
Márcio Eugênio é especialista em e-commerce. É também colunista em diversos portais relacionados ao comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com uma vasta experiência em vendas online.
Ele acredita que é possível vender qualquer produto on-line! Acredita que se você souber como as pessoas compram na internet você pode ter uma loja ou página que vende diariamente. Sua missão pessoal é ajudar pessoas como VOCÊ a vender mais e melhor.
Ele tem mais de 10 anos de experiência com vendas online e tem experiência de causa, pois seu primeiro negocio foi uma loja virtual.