Ícone do site MercadoETC

Como cuidar de um pato em casa?

Quando as famílias decidem adotar um animal de estimação, ter um pato em casa é uma situação que, para muitos, pode parecer insólita.

O “mercado” dos animais de companhia é dominado por duas espécies: em primeiro lugar, os cachorros, e logo depois, os gatos.

Opções menos convencionais, mas que aparecem com certa frequência, são os coelhos e os pássaros. Outros preferem peixes ou tartarugas. Alguns optam por animais um pouco mais exóticos (e até perigosos), como serpentes, aranhas e escorpiões.

Em algumas zonas rurais, os patos geralmente são companheiros das galinhas como animais criados para alimentação. Ter um pato em casa como animal de estimação é uma novidade, e tem virado moda em países como os Estados Unidos.

É possível ter um pato em casa como animal de companhia?

É uma opção pouco ortodoxa, mas é sim possível. Os patos são aves muito sociáveis, que gostam de brincadeiras e de estar com pessoas. Se recebem atenção constante, podem chegar a entender ordens e, em alguns casos, até sair para passear na rua com seus donos.

Quem decide assumir um pato como um membro a mais de seu grupo familiar deve ser consciente dos requerimentos mínimos que essa ave demanda.

Ter um animal de estimação é um compromisso de vida que se estabelece com o animal. Uma vez assumida, a responsabilidade deve ser cumprida plenamente.

O lar ideal

Essas aves podem se adaptar à vida doméstica sem grandes dificuldades. Se além de receber atenção e cuidados, a família que o acolhe dispõe de um lar com pátio ou espaços ao ar livre, melhor ainda. E se o animal tem livre acesso a um tanque onde pode nadar e se banhar com frequência, será perfeito.

Um pato em um apartamento?

Essa é uma opção que nem sequer deve ser considerada. As razões contrárias são várias e afetam a comodidade e o bem-estar do próprio animal:

Cuidados específicos para ter um pato em casa

Se você tomou a decisão de criar um pato, os seguintes aspectos devem ser levados em conta:


Notícias sobre Pets
Sair da versão mobile