Ícone do site MercadoETC

Como ajudar abrigos que cuidam de cães e gatos?

Ajudar abrigos que adotam cães e gatos desfavorecidos e que fazem um lindo trabalho, de forma voluntária e sem fins lucrativos, pode ser uma atividade excelente para todos os envolvidos. Neles, os cuidadores investem tempo, esforço, energia e dinheiro. Se você é amante dos animais, é certo de que em mais de uma ocasião já se perguntou como poderia ajudar a estes abrigos.

Para responder a todas as dúvidas sobre como ajudar abrigos, decidimos dedicar este artigo para explicar a você o que você pode fazer se deseja ser um voluntário.

Como funcionam estes abrigos?

Estes abrigos podem ser informados sobre casos de animais abandonados graças à ajuda de moradores da vizinhança. Normalmente, os moradores ligam ou enviam um e-mail à protetora advertindo sobre um cão desaparecido ou abandonado que se encontrar em algum lugar.

Nesses momentos os voluntários dos abrigos se mobilizam e vão procurar o animal perdido ou abandonado. Depois pedem a colaboração dos moradores para que ajudem a colocar cartazes na área onde o animal foi encontrado para ver se os donos aparecem.

Depois, uma vez no abrigo, é feito um exame médico veterinário no animal para se assegurar de que tudo está bem e que o animal não precisa de cuidados especiais.

Porém, os animais recém-chegados passarão um período de entre 12 e 18 dias separados dos demais habitantes caninos do local, enquanto o vacinam, desparasitam e esterilizam. Este período também permite conhecer a personalidade do animal antes de se arriscar a deixá-lo conviver com outros seres, sejam cães ou gatos.

Como você pode ajudar abrigos

Há diferentes maneiras de ajudar abrigos e associações, vamos listá-los:

Obrigado por sua intenção e sua ajuda.


Notícias sobre Pets
Sair da versão mobile