Ícone do site MercadoETC

Com carro que anda 316 km com 1 litro de etanol, brasileiros se destacam em competições

Fundada em 2009, a equipe Pato a Jato, composta por acadêmicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, vem se destacando em competições internacionais com seu Popygua,, um carro capaz de andar 316 quilômetros com apenas um litro de etanol.

Desde 2013 a equipe participa de competições e, em 2015, conseguiu a segunda colocação no Shell Eco-marathon, a maior competição de eficiência energética do mundo, em Michigan (EUA). “Os desafios eram inúmeros, desde desenvolver um protótipo competitivo até conseguir todo o dinheiro necessário para se chegar em Detroit, fora o transporte do carro, que custou R$ 30 mil”, lembra o capitão da Pato a Jato, Matheus Alberto Bordignon.

Chegando no local, outras adversidades aconteceram, mas até o último dia a equipe liderou a competição, até que a Universidade do Colorado acabou ultrapassando os brasileiros.

Equipe desenvolveu protótipo desmontável para facilitar o transporte. (Divulgação)

No ano passado, os universitários desenvolveram ainda mais seu protótipo e lançaram o modelo 2.0, um veículo construído com um monocoque de fibra de carbono misto com chassis de alumínio, pesando apenas 35 quilos. “Como o transporte fica inviável para a equipe custear, decidimos torná-lo ‘desmontável’, assim o protótipo é dividido em 5 partes: bico, monocoque, porta vertical e uma traseira bipartida. Dessa forma a equipe consegue economizar mais de metade de seus gastos, fazendo o protótipo entrar em uma caixa que a soma de seus lados têm 314 cm, com isso apenas é pago o excesso de bagagem no avião”, detalha.

Este ano, a Pato a Jato deve participar novamente da competição em Michigan, que acontece nos dias 27 a 30 de abril. No entanto, desde o dia 25 vão acontecer eventos ao redor do Cobo Center (local do evento) como Career Fairs (feiras de carreira) onde empresas esperam muitos estudantes para serem seus futuros contratados. Assim como visitas técnicas em fábricas de automóveis como Ford, Chrysler e GM. A Equipe Pato a Jato será representada por 8 de seus 20 membros, sendo um deles o orientador professor Dr. Luiz Carlos Martinelli Jr.

Outros membros que vão participar da Shell Eco-marathon serão Matheus Alberto Bordignon, Ricardo Scandolo, Silvio Hanauer, Marcos de Carli, Vinicius Pedrotti, Itan Marinho e Alex Scalizze, todos estudantes de engenharia mecânica da UTFPR câmpus Pato Branco. “No entanto, a equipe abrange todo Brasil. Os acadêmicos que trabalham na Equipe Pato a Jato são de todas as regiões do país, tendo membros residentes desde o Rio Grande do Sul até Rondônia. O Brasil todo está interligado na equipe, onde as pessoas trabalham unidas, as culturas se misturam e a equipe cada vez fica mais rica. Seja com conhecimento, com espírito de equipe e liderança”, conclui Matheus.

Para custear a presença na competição, a equipe Pato a Jato busca pessoas, empresas e indústrias dispostas a apoiar a equipe, fundos para finanças e até apoio intelectual, com informações e dicas sobre tecnologia e engenharia. A equipe está também gerando receitas com venda de uma rifa, venda de adesivos da equipe, uma festa comemorativa, “vaquinha” online (para doar acesse aqui) e doações.

Sair da versão mobile