Ícone do site MercadoETC

Com apoio da população, São Paulo tem economia recorde de água

A população da Grande São Paulo aderiu à campanha da Sabesp para o uso racional de água. Entre os dias 9 e 16 de fevereiro, a economia de água ultrapassou dois mil litros por segundo, chegando a 2,12 m³ por segundo. Esta quantidade equivale ao uso de 183 mil caixas d'água (de mil litros) em um dia.

“A redução começou com 1,2 m³ por segundo e agora chegou a 2,12 m³ por segundo. Cada metro cúbico abastece 300 mil habitantes. Então, esta redução equivale ao abastecimento de 600 mil habitantes, ou seja, com o uso racional da água conseguimos abastecer uma cidade do tamanho de Osasco ou de São José dos Campos”, explicou o governador Geraldo Alckmin.

A Sabesp propôs que moradores da grande São Paulo que reduzirem o consumo de água em pelo menos 20%, em um comparativo dos últimos 12 meses, terão direito a um desconto de 30% na conta. Com isso, o morador terá uma fatura com até 50% de redução.

O benefício vale para as contas dos meses de fevereiro a agosto, que chegarão aos consumidores de março a setembro. Para a cidade de Santana de Parnaíba, a medida será aplicada nos meses de referência de março a agosto, com a chegada da fatura entre abril e setembro.

"São Paulo foi talvez o único ente federativo (incluindo Estados, municípios e a União) que estabeleceu um estímulo para quem faz o uso racional da água. A população está de parabéns", disse Alckmin. A medida vale para residências, comércios e indústrias abastecidos pelo Sistema Cantareira: toda a zona norte e o Centro, parte das zonas leste e oeste da capital e as cidades de Barueri, Caieiras, Carapicuíba, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapevi, Jandira, Osasco e Santana de Parnaíba.

Sair da versão mobile