A fundação norte-americana Bicycle Coalition elaborou uma pesquisa que mostra quanto custa para as cidades criarem mais espaços restritos para pedestres e ciclistas, comparando-os com os valores de estruturas para outros meios de transporte.
O resultado mostra que calçadas e ciclovias totalmente separadas das vias automotivas possuem custos de implantação ínfimos, em relação às estradas, linhas de trem, metrô e pontes. A pesquisa foi feita para a cidade de São Francisco, na Califórnia, mas mesmo que os números possam variar de acordo com a localidade, a média de gastos pode ser aplicada em qualquer cidade.
Segundo a Bicycle Coalition, uma milha de ciclovia, que equivale a aproximadamente 1,6 km, custa US$ 445 mil, enquanto a mesma milha em estradas pode custar até US$ 571 milhões. Os números ficam ainda maiores com os outros sistemas. O metrô pode custar um bilhão de dólares por milha e uma ponte chega a US$ 2 bilhões.
Além da economia financeira que o investimento em ciclovias permite, isso proporciona maior segurança e novas pessoas são incentivadas a utilizarem a bicicleta como meio de transporte. Esta é uma espécie de ciclo do bem. Pois, quanto mais pessoas decidirem pela bike, menos carros trafegam nas ruas e menos poluição é lançada diariamente no ar.
Os benefícios vão além da economia com a estrutura e são praticamente incalculáveis. Sem contar a melhoria na qualidade de vida de quem decide trocar o carro pelas duas rodas de uma bicicleta.
Os dados coletados pela Bicycle Coalition foram transformados em gráfico pela fundação PeopleForBikes. Ele dá uma dimensão real de quanto é gasto com cada uma das estruturas. Veja abaixo:
Redação CicloVivo