Sabe aquela famosa frase “Filho de peixe, peixinho é” ou a “Tal mãe, tal filho”? Você sabia que essas frases também podem ser relacionadas aos cães e seus tutores?
Os cachorros podem ser muito mais parecidos com os seus tutores do que imaginávamos. Se você é daqueles que acha o seu cão muito parecido com você, é porque ele é realmente parecido com você.
Um estudo científico comprovou que um cachorro pode sim vir a ter a mesma personalidade de quem o está criando. Por isso, se você é mais nervoso, carinhoso ou brincalhão, o seu cão pode ficar exatamente como você.
Uma pesquisa realizada na Universidade de Viena, em Viena, na Áustria, constatou que os cães podem “herdar” algumas características de seus tutores. Dessa forma, cachorros que vivem com pessoas mais nervosas acabam ficando mais estressados e os animais que vivem com pessoas mais relaxadas são bem mais tranquilos.
Para chegar a essas conclusões, mais de 130 cães participaram do estudo juntamente com seus respectivos tutores. Entre os vários testes feitos estavam a medição da frequência cardíaca, a resposta que os cachorros têm diante de ameaças (como um estranho usando máscara se aproximando ou atravessar uma ponte que balança) e a análise de amostras de saliva, para medir o nível de estresse.
Os tutores tiveram sua personalidade analisada através de com cinco traços: neuroticismo (tendências a emoções negativas, como raiva, ansiedade ou depressão), extroversão (grau de sociabilidade), abertura a novas experiências, agradabilidade e conscienciosidade (de consciência e ética).
Os cães também tiveram sua personalidade analisada, porém, através de um questionário.
Com os resultados de todos esses testes e análises foi possível ver que realmente, humanos e cães podem interferir no humor uns dos outros e que a influência humana ainda é mais forte. “Os animais são sensíveis aos estados emocionais de seus companheiros humanos”, explicou a pesquisadora Iris Schoberl.
Como os cães têm uma forte capacidade de ler as emoções, principalmente de seus tutores, eles acabam se ajustando ao sentimento de seus humanos. Sendo assim, cães de tutores mais estressados são naturalmente mais nervosos e cães de tutores mais tranquilos também são mais calmos.
Fonte: Superinteressante
Notícias sobre Pets