Ter um oásis em meio às grandes cidades do mundo é um sonho de muitas pessoas. Um grupo de arquitetos que formam o projeto “Megatropolis” resolveu colocar no papel a ideia de uma área tranquila acima das cidades movimentadas e poluídas.
A construção idealizada pelo grupo se inspirou na flor de lótus e em todos os conceitos que ela traz embutidos consigo. A flor é tradicionalmente conhecida por sua capacidade de crescer acima das águas. Mesmo que exista sujeira abaixo dela, ela consegue permanecer imaculada, graças às suas habilidade de auto-limpeza.
Assim também deve ser o City in the Sky, em português “Cidade no Céu”. A proposta é criar refúgios que estejam além da poluição, do barulho, do congestionamento e da correria das metrópoles. Para isso seriam construídas torres enormes, capazes de abrigar em sua superfície lagoas, gramados, bosques e grandes abrigos feitos em vidro e aço.
Ainda não existe previsão de que a estrutura seja construída. No entanto, com o auxílio de novas tecnologias é possível ter a dimensão exata de como seria flor de lótus gigante. Os projetos simulam a City in the Sky em Nova York, com altura superior aos grandes e tradicionais prédios da cidade norte-americana, e também em Londres.
Na capital inglesa a construção daria uma nova vida à tradicional e triste arquitetura da cidade, com torres que ultrapassam as nuvens, chegando o mais perto possível do céu. Ainda não se sabe quais seriam as medidas sustentáveis aplicadas à proposta e nem ao certo se o local seria utilizado como residência ou se funcionaria apenas como área de lazer.
Com informações do Inhabitat.
Redação CicloVivo