As garrafas PET estão presentes no nosso dia a dia e são responsáveis por grande volume nos lixões e aterros sanitários e pela contaminação do solo e dos oceanos. Porém, existem diversas maneiras de evitar o descarte deste material, que pode ser totalmente reaproveitado.
O CicloVivo separou a dica do site wikiHow de como fazer um vaso de garrafa plástica, com um acabamento que lembra um vaso de cristal, mas com a vantagem de ser inquebrável, sem custo algum e que ainda pode ser reciclado posteriormente.
Materiais: 1 garrafa PET (de preferência transparente) e 1 tesoura.
Como fazer:
– Depois de lavar bem uma garrafa plástica e retirar seu rótulo, corte-a na parte superior à parte lisa da garrafa, onde geralmente ficam os rótulos.
– Picote a parte superior da garrafa com cortes retos e espaçados por toda a sua volta. Sempre corte os segmentos ao meio e depois corte-os ao meio novamente para obter tiras finas do mesmo tamanho.
– Pressione com cuidado e dobre todas as tiras para fora, para deixar os picotes nivelados. Pressione a garrafa de cabeça para baixo em uma superfície plana para garantir que fiquem alinhadas.
– Para começar a dar o acabamento, dobre uma tira por cima da próxima e por baixo das outras duas seguintes.
– Dobre a próxima tira da mesma maneira, porém dessa vez passe-a por cima de duas tiras e por baixo de uma.
– Dobre a terceira tira da mesma maneira que fez na primeira. Depois continue neste padrão até as últimas três, e então dobre cada uma sobre a outra, até que o acabamento fique completo.
Por causa do peso do plástico, que é muito leve, adicione pedras decorativas, como brita, pedra rolada ou cascalho. Quando você adiciona as pedras, permite que a luz brilhe através de seu vaso, assim ele produzirá belas cores. Clique aqui para ter mais ideais do que pode ser feito com garrafas PET.