Ícone do site MercadoETC

90% das aves marinhas já comeram plástico

A situação do lixo nos oceanos fica cada vez mais grave. Conforme um estudo realizado por pesquisadores australianos, 9 em cada 10 aves marinhas já ingeriram algum tipo de plástico. Esse número tende a ser ainda pior. A estimativa é de que em 35 anos, 99% desses animais tenham comido alguns resíduo plástico.

A situação se agrava a cada ano. Em 1960, apenas 5% dessas aves haviam passado por este tipo de problema. Em 2010 já eram 80% e agora são 90%.

O plástico presente nos oceanos provém de diversas fontes. Sacolas, garrafas, embalagens de cigarro, redes de pesca e até mesmo fibras de roupas sintéticas estão entre os resíduos mais comuns.

As aves que caçam das superfícies dos lagos e rios são as que mais sofrem com a ingestão de resíduos. Algumas espécies apenas engasgam com o plástico e conseguem se livrar deles antes de ingerirem, outras não têm tanta sorte. Nesses casos, eles podem desenvolver problemas de estômago e, quando muito grave, chegarem à morte.

A poluição dos mares é muito preocupante para diversas espécies e a chegada desses resíduos aos oceanos está totalmente fora de controle. Em média os oceanos recebem 8 milhões de toneladas métricas de plástico a cada ano. Mudar essa situação exige conscientização, esforço político e, principalmente, o desenvolvimento de materiais menos nocivos e biodegradáveis.

Fonte: CicloVivo

Sair da versão mobile