Ícone do site MercadoETC

8 cidades que podem mexer com seu pensamento empreendedor

Sempre considerei viagens algo muito interessante, pois sempre que você sai do lugar que está habituado a viver, entende a rotina e a dinâmica dos negócios é natural ter um choque com outras realidades.

Esse contraste pode ser grande ou pequeno, mas sempre existe. Mesmo que você fique grande parte do tempo em um hotel, alguns contatos, refeições e afins você faz e ali é possível sentir um pouco deste novo ambiente.

Eu acho sempre válido fazer viagens, pois quando você vai com a mente aberta para conhecer e se desafiar acaba aprendendo muito. O problema é quando sua cabeça está querendo provar que tudo do seu lugar é certo e os demais estão errado. Com este tipo de atitude, além da visita ser desagradável, o aprendizado fica muito abaixo do poderia ser.

Se você tem medo de ser uma pessoa ousada e ir mais longe sugiro que leia este livro imediatamente – Seja Insensato (Paul Lemberg).

Neste último ano viajei muito, talvez seja o ano em que mais viajei na minha vida e todas as cidades me deixaram lições importantes, resolvi separar 8 muito legais para compartilhar com vocês:

MANAUS – O movimento desse lugar foi incrível, o tamanho da mobilização que as pessoas fizeram para um evento de conhecimento jamais vou esquecer. Foi de arrepiar estar lá e ver o quanto as pessoas estavam dispostas a ouvir e se desafiar para construir algo. O esforço dessa galera foi impressionante e me marcou muito, o quanto quem quer pode influenciar outras pessoas e assim por diante, criando uma corrente positiva.

E claro que lá tem uma cultura e beleza natural impressionantes, comi peixe bom até não poder mais.

CUIABÁ – O Sebrae sustentável lá é uma obra prima, que exemplo maravilhoso sobre algo que se acredita e faz. A cidade me ensinou muito sobre recepção carinhosa, muita gente solícita com vontade mesmo de ajudar e isso gerou muita coisa bacana. Foi super agradável aprender mais sobre isso e ver o quanto é possível ter ótimos resultados a partir de simples atitudes.

É o lugar mais quente que já fui no Brasil, você precisa se preparar para aguentar tanto calor. Mas, justamente por isso a galera tem vários barzinhos legais para aproveitar.

CORNÉLIO PROCÓPIO – Estou acostumado a conhecer incubadoras que inflam resultados através de empresas comuns apenas alugando um escritório mais barato. E mais uma vez estava esperando algo nessa linha, mas que surpresa maravilhosa foi ver algo tão avançado para a realidade brasileira. A faculdade UTFPR foi uma das mais bacanas que conheci e o fomento que o pessoal tem para empreender é algo que gostaria de ver mais no Brasil todo, acredito que muito é pelo engajamento dos diretores sobre o assunto, algo que raramente vi.

Eu não tive tanta oportunidade de sair na cidade, mas comi um dos melhores sushis da minha vida lá.

BELO HORIZONTE – Talvez de todas as cidades, essa é a menos surpreendente de estar na lista, visto que já ganhou alguns prêmios de melhor ecossistema do Brasil. Mas, eu gosto muito porque a maioria da galera lá é muito disponível para ouvir e conectar. Segundo vários grandes especialistas de ambientes de Startups a facilidade de networking é uma das características mais importantes e BH tem isso muito forte. São muitos players, governo, entidades, empresários e pessoas que entendem a importância de fomentar o empreendedorismo e abrir portas, o resultado é muito bom para a região.

A cidade também é famosa pelos barzinhos e a comida é extraordinária, depois do churrasco, a comida mineira é a que eu mais gosto, lá você tem um festival gastronômico diário para aproveitar.

VITÓRIA – Foi a primeira cidade neste ano que me fez refletir muito seriamente sobre a importância de onde morar. Eu fiquei encantado como as pessoas amam a cidade. Isso foi extremamente relevante, pois geralmente pensamos que estamos em algum lugar, queremos ganhar dinheiro, nos preparamos e quem sabe na aposentadoria morar onde queremos. Como sempre fui flexível, achava que poderia ficar onde gera mais negócios e depois iria para algum lugar que queria viver. Mas agora estou pensando muito sobre viver em um lugar incrível desde já.

Achei linda a orla, mas não tive a oportunidade de andar de skate lá, no entanto experimentei caranguejo e achei o máximo. É muito harmonioso as belezas naturais com a cidade.

RECIFE – Famosa pelo ponto turístico e sua força econômica de muito tempo atrás que vem se recuperando aos poucos. Recife me marcou por coisas boas e ruins ao mesmo tempo. É impressionante o quanto as pessoas entendem e percebem o poder que a cidade tem e tantas potencialidades. No entanto, também é impressionante o número de disputas internas desnecessárias, muitas pessoas que deveriam ser próximas e construir juntas, brigando por coisas sem sentido. Foi importantíssimo para refletir sobre a possibilidade de impacto e as relações pessoais na hora de criar ambientes empreendedores.

Eu fui muitas vezes andar de skate na praia do futuro e jantava nas barraquinhas da praça, que delícia fazer isso e tive a oportunidade de conhecer Olinda que é simplesmente fantástica. O Ibis Style na frente do aeroporto é um dos lugares mais divertidos que você pode ficar, o atendimento é surreal.

JOÃO PESSOA – Amor à primeira vista, a orla de João Pessoa é um dos melhores lugares do mundo para mim. Foi a segunda cidade que me fez questionar a questão de viver bem, para trabalhar bem. O pessoal tem uma ótima noção das perspectivas futuras e de seus potenciais, sem falar que sabem bem como aproveitar a sua cidade. Minhas reflexões sobre vida profissional e pessoal ficaram mais intensas depois de conhecer lá.

Eu não estou brincando, ainda sonho com aquela orla e tantas coisas legais que tem para fazer lá. Não consigo nem descrever o quão incrível é, apenas vá.

GOIÂNIA – Eu vejo Goiânia como um gigante que está acordando. Desde o primeiro dia que fui há muito tempo atrás, amei a cidade, mas agora estou acompanhando um movimento empreendedor na cidade extremamente interessante. Pessoas inteligentes puxando a frente e muita gente querendo empreender. Goiânia tem muito potencial e capital para virar algo que nem podemos imaginar de tão grande, e lá você sente essa força que pulsa. Acho muito bacana a abertura que as pessoas dão para fazer negócio e o quanto são solícitas.

É o melhor lugar do mundo para você se divertir a noite, os bares e baladas são incomparáveis, sem contar que tem o Hostel7 que é o hostel mais maneiro que já conheci.

Tiveram cidades muito interessantes que fui como Ilhéus, Itabuna, São José do Rio Pardo, Floripa, Curitiba, Boa Vista e tantas outras que fui e histórias bacanas. O que quis destacar aqui para você é que esse nosso Brasil é riquíssimo e aproveitar as oportunidades para expandir os horizontes é sempre importante. Às vezes as pessoas querem acumular capital para comprar bens, a crise e vários motivos impedem de viajar, mas a minha ideia era mostrar que não podemos ficar apenas em um lugar, é preciso esse contraste de pensamentos.

COLOQUE PESSOAS INCRÍVEIS JUNTAS, EM UM LUGAR INCRÍVEL, COISAS INCRÍVEIS ACONTECERAM – SIMPLES ASSIM.

E mais importante ainda, todo lugar tem muitas coisas incríveis, é fundamental aproveitarmos cada vez mais o poder de cada cidade e gerar boas conexões. Quanto mais as pessoas se ajudarem a construir projetos conjuntos e tentarem prosperar sem prejudicar os demais, mais chance delas se tornarem grandes polos de empreendedorismo.

Arrume as malas e boa viagem.

Aqui eu deixo um pensamento sobre O que é colocar as ideias em ação.

Sair da versão mobile