Ícone do site MercadoETC

10 animais que usam suas próprias ferramentas

Durante um tempo os pesquisadores acreditavam que o uso de ferramentas era uma característica exclusiva e definidora dos seres humanos mas, pesquisas recente estão mostrando como, no reino animal, o uso de ferramentas, das mais variadas, é um campo altamente amplo e está se tornando cada vez mais utilizado pelos mais variados tipos de animais, seja em água, terra ou ar. As pesquisas sobre o uso de ferramentas no reino animal pode alterar por completo a forma como a ciência acredita que a humanidade tem se desenvolvido ao longo desses milhares de anos.

É muito importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, nem impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina àqueles que se identificarem com tal.

Pensando, tanto nessas pessoas, quanto nos mistérios da vida, foi que a redação da Fatos Desconhecidos selecionou essa listinha com 10 animais que usam suas próprias ferramentas. Confira:

1 – Roedores

Por mais incrível que pareça, os roedores usam algumas ferramentas. Os “degus” são pequenos roedores, parentes bem próximos dos “chinchilas” e, à eles, pode ser ensinado a usar ancinhos para obterem comida.

2 – Macacos

alguns macacos que vivem próximo a um santuário budista em Lopburi, na Tailândia, são conhecidos por puxarem os cabelos dos visitantes para poderem usar os fios como “fio dental”, para limparem suas bocas. As fêmeas até passam com cuidado e, por vezes, em movimentos exagerados, quando notam que tem um “macaquinho” olhando para elas. Sugestionando uma característica muito antiga dos primatas, ensinando os pequenos.

3 – Polvos

A utilização de cascas de côco como armaduras portáteis é a mais nova “moda” no reino animal. Os “polvos veados” utilizam as essas cascas que são descartadas como abrigo, uma forma de proteção. Colocando-se dentro deles.

4 – Gorilas

Além de extremamente fortes, cerca de dez vezes mais que um homem adulto, também possuem um cérebro e tanto! Os gorilas selvagens são conhecidos por usar bengalas para medir a profundidade da água e troncos de arbustos como pontes improvisadas, para atravessar pântanos profundos. Enquanto outros grandes macacos usam ferramentas para conseguir comida, os Gorilas as usam para ajudar a lidarem com outros problemas que aparecem.

5 – Lontras Marinhas

São os maiores membros a família das doninhas. Esses animais usam pedras para martelar conchas de abalone das rochas, rachando suas duras cascas, braindo-as. Pelo que se sabe, fazendo deles os únicos mamíferos a usarem algum tipo de ferramenta, por décadas, até que os golfinhos também começaram.

6 – Golfinhos

São animais marinhos altamente inteligentes. Alguns cientistas descobriram recentemente que eles podem ser viciados no uso de ferramentas (workaholics) . Um grupo de golfinhos em Shark Bay, na Australia, transportam esponjas marinhas em seus bicos para agitar as areias dos oceanos e descobrir presas, passando mais tempo caçando com ferramentas do que qualquer outro animal, além dos seres humanos.

7 – Elefantes

Os elefantes são um dos animais mais inteligentes do mundo, possuindo cérebros maiores que qualquer outro animal na terra. Anedotas sugerem que ele podem, intencionalmente, deixar cair troncos e/ou pedras para cortar o efeito de cercas elétricas e tapar buracos de água para que outros animais não possam beber sua água. Elefantes asiáticos são sistematicamente conhecidos por matarem moscas, utilizando compridos ramos.

8 – Orangotangos

Se resenvolveram e repassaram o improviso de fazer assobios com folhas, utilizados para afastar predadores. Aparentemente essa atiturde marca a primeira vez que um animal utiliza uma ferramenta para ajudá-lo a se comunicar. E, é crescente a crença de que a evidência cultural de repassar ensinamentos para as gerações seguintes não é uma característica exclusivamente humana. Com o desenvolvimento, alguns orangotangos, como o do vídeo acima, nem precisam de folhas para conseguir assobiar.

9 – Corvos

Cada vez mais, os cientistas acham que os corvos e seus parentes tem cérebros de pássaros excepcionais, provando serem extremamente hábeis na elaboração e utilização de galhos, folhas e até penas, como ferramentas. Também descobriram que os corvos podem aprender a jogar pedras em jarros, no intuito de fazer com que o nível da água aumente, assim como na fábula de Esopo.

10 – Chimpanzés

São os parentes vivos mais próximos do ser humano e, aparentemente, aprenderam a como fazer e usar ferramentas há muito tempo, sem ajuda dos humanos. Um exemplo é um martelo de pedras, encontrado em um assentamento de chimpanzés, na Costa do Marfim, datada de mais ou menos 4.300 anos. Ainda hoje são capazes de fazer lanças para caçar outros primatas para se alimentarem, também são conhecidos por terem desenvolvidos “kits” de ferramentas especializadas para forrageamento de formigas.

Então pessoal, será que vocês sabiam o quão inteligentes são esses animais? Será que quantos outros mais o são? Sabe de algum caso que não mencionamos nessa matéria? Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!


Mais Curiosidades
Sair da versão mobile