Geek

Xbox Scarlett terá versão sem disco e mais barata, diz site

Escrito por Paulo Carmino

Parece que a Microsoft ainda pretende lançar uma versão sem disco e mais barata do próximo Xbox, atualmente conhecido como Project Scarlett, de acordo com fontes do site Kotaku.

Rumores sobre dois modelos do Xbox Scarlett circulam desde 2018 e diversas fontes falam de uma versão com tecnologia de ponta, codinome Anaconda, e outra mais simples, sem leitor de disco e mais barata, com codinome Lockhart. Mas ao anunciar oficialmente o Xbox Project Scarlett em junho deste ano, a Microsoft disse que se tratava de um único console da próxima geração da linha Xbox, o que levou a especulações sobre uma mudança de planos e o cancelamento do modelo Lockhart.

Agora, as fontes do Kotaku afirmam que o console mais barato ainda está em desenvolvimento e seria tecnicamente comparável ao PlayStation 4 Pro, embora possa extrair mais performance graças ao SSD e uma CPU mais moderna. Segundo essas fontes, a Microsoft almejaria resolução 4K a 60 quadros por segundo nos jogos do modelo Anaconda e 1440p a 60 qps no Lockhart, sendo que este modelo mais simples também seria “fortemente promovido” como um console complementar à tecnologia de streaming xCloud e o serviço de jogos por assinatura Xbox Game Pass.

O site diz que não há informações sobre os preços dos novos consoles ainda, mas entende que o Anaconda seria o sucessor do Xbox One X e o Lockhart o sucessor do Xbox One S, com uma disparidade de desempenho semelhante. Os jogos seriam os mesmos nos dois consoles, mas rodariam em resolução diferente em cada um.

As fontes do site também comentaram que enquanto os kits de desenvolvimento do PlayStation 5 já estariam nas mãos de muitos desenvolvedores desde o começo do ano, os kits do Project Scarlett ainda seriam raridade entre os estúdios. Mas os desenvolvedores estariam desenvolvendo jogos para ambos a partir de uma noção básica sobre o tipo de hardware que a Microsoft e Sony preparam para o PS5 e o Scarlett.

Tanto o Xbox Project Scarlett quanto o PlayStation 5 serão lançados no final de 2020.

Sobre o Autor

Paulo Carmino