Tecnologia

Windows ganha aplicativo para você acompanhar pandemia do novo coronavírus

Escrito por Paulo Carmino

Criado pela Microsoft, o aplicativo COVID 19 Tracker traz para a tela do computador dados sobre a evolução da pandemia no mundo, em tempo real

A Microsoft disponibilizou nesta semana o aplicativo COVID 19 Tracker (ou “Rastreador da COVID-19“, em tradução livre) para o Windows 10. Como o nome já entrega, o objetivo do app é te ajudar a rastrear, em tempo real, as informações confiáveis sobre a pandemia de COVID-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus.

O aplicativo funciona junto à plataforma de buscas da Microsoft, o Bing. Em sua interface, o programa traz dados atualizados sobre os casos da COVID-19, notícias e vídeos relevantes pinçados de fontes que o aplicativo considera confiáveis. Você pode, também, salvar locais específicos para monitorar a evolução da pandemia.

Recursos do aplicativo COVID 19 Tracker

App traz série de recursos para monitorar a evolução da pandemia de COVID-19.

Confira abaixo a lista completa de recursos oferecidos pelo aplicativo da Microsoft:

  • Estatísticas em tempo real sobre os casos de COVID-19 no mundo;
  • Notícias e vídeos sobre o novo coronavírus (você pode selecionar as regiões);
  • Gráficos e tabelas com dados sobre contágio e comparações entre países e regiões;
  • Informações dos centros de testes (por condados nos EUA e na Índia);
  • Informações úteis dos departamentos de saúde locais e estaduais;
  • Suporte para mais de 30 idiomas (inclusive português do Brasil).

O programa é gratuito e está disponível na loja da Microsoft. É possível baixar o COVID 19 Tracker no Windows 10 (versão 10586 ou superior) e no Xbox One ou acessar a plataforma a partir de um navegador.

A plataforma em si foi lançada pela Microsoft em março. A novidade é que agora ela está disponível em formato de aplicativo.

Rastreando a situação atual do Brasil e no mundo

Tela do app COVID 19 Tracker
Dados da pandemia de COVID-19 no Brasil.

De acordo com as informações do aplicativo COVID 19 Tracker, atualmente o Brasil possui 87.187 casos confirmados da doença. Desses, 45.246 casos são considerados ativos da doença e 6.006 foram fatais. O país também registrou 35.935 casos em que os pacientes se recuperaram da COVID-19, segundo o aplicativo

O estado de São Paulo segue liderando a lista de estados com maior número de casos confirmados da COVID-19 (28.698), seguido pelo Rio de Janeiro (9.453) e Ceará (7.606). O estado com o menor número de casos confirmados, segundo o programa da Microsoft, é o Tocantins (137).

Tela do app COVID 19 Tracker
Dados da pandemia de COVID-19 no mundo.

No mundo, o COVID 19 Tracker aponta que o total de casos confirmados é de 3.274.747. Desses, 2.017.044 casos são considerados ativos e 233.792 foram fatais. Em contrapartida, em 1.023.911 casos os pacientes conseguiram se recuperar da doença.

O país com maior número de casos confirmados é os EUA (1.095.651), seguido pela Espanha (215.216) e Itália (205.463). Segundo a lista do aplicativo, o país com menor número de casos confirmados é São Pedro e Miquelão, com apenas um caso da doença registrado.

COVID-19: Outras plataformas online

O COVID 19 Tracker não é a única plataforma online que você pode acessar para explorar informações sobre a pandemia do novo coronavírus.

Tela da plataforma Coronavírus Brasil
‘Coronavírus Brasil’ é a plataforma criada pelo Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde, por exemplo, possui a plataforma “Coronavírus Brasil“. É basicamente um painel que traz dados gerais e específicos sobre a evolução da pandemia no Brasil. A plataforma mostra o número atual de casos confirmados, óbitos, porcentagem de letalidade, mapas, gráficos e tabelas. Os dados são compilados com base nas informações disponibilizadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde. 

Você também pode baixar o app Coronavírus SUS (Android e iOS), onde é possível fazer uma auto-avaliação da sua saúde, acompanhar dicas do Ministério da Saúde, notícias mais recentes sobre a pandemia e buscar unidades de saúde com base na sua localização.

Tela da plataforma da UNA-SUS
UNA-SUS também oferece plataforma para monitorar a pandemia.

A UNA-SUS (Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde), criada pelo Ministério da Saúde, também oferece uma plataforma de monitoramento da pandemia. É uma página que traz os dados mais recentes sobre casos confirmados e óbitos, atualidades e notícias, orientações para profissionais da saúde e para a população e todos os canais oficiais que veiculam informações relacionadas à COVID-19 (Anvisa, OMS etc).

Outras matérias do Showmetech relacionadas à COVID-19

Desde o começo da pandemia, o Showmetech publica novidades e desdobramentos no mundo tech relacionados à COVID-19.

As matérias abordam desde atualização de smartwatch que ajuda a detectar a COVID-19 a dicas sobre como lidar com a espiral de ansiedade causada pela pandemia.

Confira abaixo uma lista com as principais (e mais recentes) notícias do Showmetech relacionadas à COVID-19:

O Showmetech publicou também diversas dicas relacionadas a home office, modalidade de trabalho que está em alta por conta das medidas de isolamento social e quarentena. Entre as recomendações estão os melhores notebooks e acessórios para quem vai fazer teletrabalho e dicas da Samsung para turbinar seu notebook e melhorar seu período de home office.

Fontes: MS Power User e Bing

Sobre o Autor

Paulo Carmino