Geek

Windows 11: Pentium 4 é listado como processador compatível


Desde que foi anunciado, o Windows 11 causou bastante controvérsia ao não poder ser instalado em alguns PCs devido aos seus requisitos mínimos. Já nesta semana foi descoberto que uma ferramenta mostra que o novo sistema da Microsoft poderia ser compatível com um processador bem antigo.

De acordo com informações apuradas pelo site Windows Latest, a ferramenta PC Health Check, que checa a compatibilidade de PCs com o Windows 11, lista o processador Pentium 4 661, lançado em 2006, como compatível com o novo sistema operacional da Microsoft.

Windows 11 compatível com Pentium 4

Reprodução: Carlos S.M. Computers

Como é possível notar pela imagem acima, apesar do processador ser listado como compatível, a configuração geral foi considerada como “não suportada”. Inclusive, vale lembrar que o Pentium 4 661 possui apenas um núcleo e trabalha na frequência de 3.6 Hz.

Assim, mesmo possuindo um “clock alto”, o modelo não atende aos demais requisitos solicitados pela MS para instalar seu sistema. Já o fato do modelo ser listado como compatível provavelmente está relacionado a algum erro de programação em que a sua série específica não foi registrada na lista de “processadores não compatíveis”.

[–quebra–]

Windows 11 já foi instalado em PCs com Pentium 4

Mesmo não sendo compatível, assim como com diversos outros processadores, no YouTube, um usuário mostra como fica instalada a versão final do Windows 11 em um PC com o Pentium 4. No vídeo abaixo, inclusive, é possível ver o sistema rodando no processador mencionado anteriormente e 4 GB de memória RAM. Já o desempenho, como esperado, não é dos melhores.

Por sua vez, quem for tentar instalar o Windows 11 em um PC com este processador ainda precisará burlar alguns outros requisitos, como o TPM 2.0 e, em alguns casos, o boot seguro.

A Microsoft, vale lembrar, até permite que o seu novo sistema seja instalado em “PCs não compatíveis”, mas não garante que os mesmos receberão todas as atualizações e que funcionarão sem problemas.

Para saber como instalar o novo sistema da Microsoft em PCs não compatíveis, com um método recomendado pela própria empresa, confira este tutorial do TecMasters.


Fonte: KaBuM