Autos

VW Taos terá bom nível de equipamentos para encarar o Jeep Compass

Volkswagen antecipa informações do Taos, sem especificar o que é de série em cada versão, modelo terá bom nível de segurança para encarar o Compass

Confirmado para estrear no começo do segundo semestre, o Volkswagen Taos tem novos detalhes revelados pela marca em coletiva online. SUV fabricado na Argentina virá com nível de equipamentos para incomodar o Jeep Compass, líder da categoria nos últimos anos.

Preços

Ainda é cedo para falar em preços do Volkswagen Taos, mas com a mira apontada para o Compass, o SUV argentino terá preços partindo dos R$ 140 mil e beirando nos R$ 175.140 do Tiguan Allspace 250 TSI Comfortline. Com a chegada do Taos, a versão 250 TSI do Tiguan provavelmente deixará de ser ofertada.

VEJA TAMBÉM:

VW T-CROSS TERÁ LEVE RETOQUE VISUAL NA LINHA 2022

A marca não revelou os itens de série de cada versão do VW Taos, mas adiantou itens que farão parte da lista de equipamentos do SUV, alguns, provavelmente serão de série na opção topo de linha Highline.

Aliás, a VW não confirma as versões do modelo e diz que o Taos terá a gama enxuta como nos últimos lançamentos, então, assim com o Nivus, o SUV que atuará no segmento “C” será ofertado nas opções Comfortline e Highline. Segundo a lógica do irmão, a topo de linha Highline deverá ter a lista de opcionais bem pequena, nossa aposta é que um dos pacotes seja justamente o teto solar panorâmico. Já a Comfortiline, além do visual mais simples deverá receber equipamentos de segurança atrelados a um ou dois pacotes de opcionais.

Itens comuns em todas as versões do Volkswagen Taos estão as rodas de liga leve de 18 polegadas calçadas pneus de medidas 215/55. A central multimídia VW Play também será de série em todas as versões. O sistema é similar ao que estreou no Nivus, mas ele terá funções exclusivas em função do maior número de tecnologia embarcada do VW Taos. Opções de trocas de marchas manuais por Shift Paddle serão comuns a todas as versões.

O sistema Start & Stop que desliga o motor ao parar com Taos com pedal de freio acionado também será de série nas duas versões do SUV. A tecnologia pode ser desativada pelo VW Play.

Outro item que também será padrão no VW Taos é o freio de estacionamento eletromecânico. Entre as funções estão a segurança de rolagem EPB que é acionada no momento em que a porta do motorista é aberta em velocidade menor que 3 km/h e também o assistente dinâmico de partida (DAA) que libera automaticamente o freio ao acelerar o veículo.

Chave presencial e retrovisor rebatível são itens disponíveis no SUV que deverão fazer parte da lista de série da versão Highline.

Segurança

A marca não revelou o que é de série ou opcional paras o Taos, mas entre os recursos de segurança disponíveis estão:

  • Front Assist

– O sistema reduz o risco de colisão;
– Reduz o espaço de frenagem;
– Radar monitora distância e velocidade em relação ao veículo à frente;
– Detecta aproximação rápida do veículo à frente

  • AEB (Autonomous Emergency Brake)

– Função ativa;
– Reage também a veículos parados;
– Alerta prévio de colisão;
– Reduz danos ou, em caso ideal, evita acidentes iminentes de colisão traseira

  • Função de frenagem de manobra

– Freia automaticamente para diminuir danos e colisões;
– Atua em velocidades de 1,5 a 10 km/h

  • Rear Cross Traffic Alert

– Detecção de veículos a partir de 20 metros;
– Atua em velocidade de 1 a 12 km/h;
– Alerta prévio sonoro;
– Frenagem automática;
– Reduz danos ou, em caso ideal, evita acidentes iminentes de colisão traseira

  • Post Collision Brake

– Evita colisões sequenciais

  • Detector de Fadiga

– Sistema detecta cansaço do motorista e indica fazer uma pausa

Freios

Os freios do Taos são a disco nas quatro rodas com assistência ABS e EBD.

Modos de condução

O VW Taos contará com quatro modos de condução que mudam inclusive a cor da iluminação interna. O modo Eco mantém a direção padrão deixando motor, transmissão e climatização com menor consumo. No caso de versões equipadas com ACC ele fica menos dinâmicos. Neste modo, a iluminação interna é Azul Claro.

Já no modo normal, direção, motor, transmissão, climatização e ACC seguem padrão e a iluminação interna é no Azul Escuro.

No modo Sport, a direção fica com menor assistência, motor, transmissão e ACC ficam mais dinâmicos. Já a iluminação interna ganha cor Vermelha.

Por fim, no modo Individual, a direção pode ser configurada em Normal ou Sport, motor e transmissão nos modos Normal, Sport o Eco, a climatização pode ser Normal ou Eco, o ACC permite configuração Normal, Sport ou Comfort. Neste modo, a cor ambiente é a última opção configurada.

Tamanho

O VW Taos conta com 4,46 metros de comprimento, 1,62 m de altura, 1,84 de largura e 2,68 m de entre-eixos. Sem a tampa do bagageiro, e com as malas posicionadas na altura do encosto do banco traseiro, a capacidade do porta-malas divulgado pelo marca é de 498 litros. Já o tanque do SUV tem capacidade para 51 litros de combustível. O peso total do SUV é de 1.420 kg.

Ângulos

O VW Taos com ângulos de saída de 26,3° e 19° de entrada e 20,1° para transpor rampas.  O vão livre é de 18,5 centímetros na dianteira, 20,6 cm na traseira e 24,6 cm entre os eixos.

Suspensão

Na dianteira, a suspensão do Taos é tipo McPherson e na traseira é multilink com barra estabilizadora.

Motor

A Volkswagen apostará no conhecido motor 1.4 TSI ou 250 TSI como é chamado atualmente para que o Taos encare o Compass. O propulsor rende 150 cv a 5.000 rpm e torque de 25,5 kgfm a 1.500 rpm não importando se está abastecido com etanol ou gasolina. O motor é ligado ao câmbio automático de seis velocidades com função Tiptronic na alavanca e função Sport.

O conjunto mecânico do VW Taos permite que o SUV chegue aos 100 km/h em 9,3 segundos. Já a velocidade máxima é de 194 km/h.



Créditos: Autos Segredos