Geek

VR não está nos planos porque público do Xbox não se interessa, diz Microsoft

Escrito por Paulo Carmino

O Xbox da próxima geração deve seguir sem um acessório de realidade virtual. O motivo? O público do Xbox simplesmente não demonstra interesse por VR, de acordo com o chefe da divisão Xbox, Phil Spencer.

Apesar da ascensão da tecnologia de realidade virtual nos últimos anos e do relativo sucesso do PlayStation VR, a Microsoft não investiu em um headset próprio para o Xbox. A empresa até fez pesquisas e avanços com tecnologias similares, como a de realidade aumentada, mas essas iniciativas renderam apenas duas versões do headset Hololens para PC. Segundo rumores, o uso do headset Oculus Rift foi considerado para o Xbox One X, mas acabou não se concretizando.

Agora, o chefe do Xbox revelou que a postura da Microsoft segue sendo de não investir em VR com o Xbox Scarlett, pela simples razão de não haver demanda do público.

“A grande maioria de nossos clientes sabe que se eles querem uma experiência em VR, há lugares para obtê-los”, disse Spencer ao site Stevivor.

O próprio executivo demonstrou não ter muito interesse pessoal pela tecnologia. “Eu tenho alguns problemas com VR – é isolante e penso nos jogos como uma experiência comum e comunitária”, acrescentou. “Estamos respondendo ao que nossos clientes estão pedindo e… ninguém está pedindo VR.”

Embora a Microsoft não tenha planos para VR no Xbox Scarlett, é bem provável que a tecnologia siga evoluindo na próxima geração. Na semana passada, a Valve demonstrou estar comprometida com seu headset Valve Index ao anunciar Half-Life: Alyx, um novo Half-Life exclusivo par VR. É bem provável também que a Sony lance um sucessor do PlayStation VR para o PlayStation 5, visto que o acessório original se mostrou suficientemente popular.

Sobre o Autor

Paulo Carmino