NorthWestRepair é um youtuber que documenta reparos de diversos hardwares. Mas um recente vídeo dele é certamente um dos mais intrigantes do canal: uma RTX 4090 Founders Edition danificada por… um inseto quase que milimétrico.
Um “bug” na RTX 4090
Em uma recente publicação, o técnico de reparos recebeu a placa de vídeo mais potente do mundo (atualmente) com algum tipo de problema. Ela até dava sinais de vida, mas nunca chegava a dar vídeo quando conectada a um setup.
As investigações então começaram e o youtuber adotou o procedimento padrão de verificar tensões, encontrar possíveis curtous ou rachaduras na PCB. Curiosamente, tudo parecia dentro dos conformes.
NorthWestRepair, então, decidiu retirar a GPU e foi aí que teve uma grata surpresa: por baixo do chip AD102 estava a carcaça de um pequeno inseto voador — aproximadamente do tamanho de um grão de arroz.
Não se sabe como o animal foi parar lá — uma vez que salas de montagem de eletrônicos são extremamente limpas. Mas de acordo com especialistas do setor, trata-se de algo extremamente raro.
These GPUs are manufactured in cleanrooms, so seeing a bug in this location from a brand new card is very surprising and so rare.
— Charlie (@ghost_motley) October 14, 2023
Fato é que depois da retirada do inseto, de alguns processos de reballing e de uma limpeza no PCB, a RTX 4090 finalmente deu “ressuscitou” e deu vídeo no setup de testes.
[–quebra–]No fim, bom para os dois lados: o cliente recuperou sua placa de vídeo, enquanto NorthWestRepair contabilizou mais um caso curioso para seu histórico de reparos.
Via: Tom’s Hardware
Fonte: KaBuM