Tecnologia

Vale a pena fazer a atualização?

Escrito por Paulo Carmino

O macOS Catalina foi lançado para dispositivos Mac na última segunda-feira, mas vale a pena fazer o download? Confira

A Apple publicou em seu site oficial nesta segunda-feira que está disponível oficialmente para download a atualização macOS 10.15 Catalina para os dispositivos Mac mais recentes.

A principal diferença desse update é o encerramento das atividades do iTunes, já que as funções agora estão divididas entre o Finder e outros aplicativos.

O streaming de música agora fica no Apple Music, enquanto os de filmes e séries ficarão no app TV.

A atualização está disponível nos seguintes dispositivos:

  • MacBook 2015 ou posterior;
  • MacBook Air 2012 ou posterior;
  • MacBook Pro 2012 ou posterior;
  • Mac Mini 2012 ou posterior;
  • iMac 2012 ou posterior;
  • iMac Pro 2017 ou posterior;
  • Mac Pro 2013 ou posterior.

Outras novidades incluem a função Tempo de Uso, mostrando o quanto dos aplicativos estão sendo usados e dando a possibilidade do usuário criar limites para as atividades; a possibilidade de usar o iPad como um monitor externo do Mac através da função Sidecar.

macOS Catalina está disponível para download

Vale a pena atualizar para o MacOS Catalina agora?

De acordo com uma análise feita por Adrian Kingsley-Hughes para o canal Zdnet, o usuário deve esperar alguns dias ou semanas para atualizar seu MacOS.

“Não há dúvidas que haverão futuras atualização nos próximos dias, então se você não quiser fazer o download do Catalina hoje apenas para ter mais atualizações vindo nos próximos dias ou semana, então é melhorar esperar um pouco”.

Adrian Kingsley-Hughes, do Zdnet

O autor diz que é importante dar mais tempo para os desenvolvedores atualizarem alguns bugs que eventualmente podem ver “a luz do dia” para evitar problemas.

“O mesmo vale para você que usa o Mac para trabalhos escolares. Se um bug ou um aplicativo que agora está incompatível [com o Catalina] aparecer, pode dar grandes dores de cabeça e arruinar o seu dia. Então, é melhor esperar”.

Adrian Kingsley-Hughes, do Zdnet

Catalina sendo apresentado na WWD2019
Catalina sendo apresentado na WWD2019

O macOS Catalina é a décima sexta grande atualização para os computadores Macintosh, e vem para suceder o Mojave. Foi anunciado pela primeira vez em junho, durante a Apple Worldwide Developers Conference.

Este é o primeiro macOS a ter suporte a apenas a aplicações em 64-bit. Já seu nome vem em homenagem a ilha Santa Catalina, que fica localizada na costa da Califórnia.

Já atualizou o seu MacBook ou vai esperar mais alguns dias, como sugeriu o site ZDnet? Deixe nos comentários!

Sobre o Autor

Paulo Carmino