Tecnologia

Três maneiras diferentes para você assistir à saga Star Wars

Seja você um fã ou alguém que nunca teve a chance de assistir aos filmes, saiba que existem diferentes formas de apreciar a saga Star Wars

A primeira pergunta que qualquer pessoa se faz quando pensa em assistir à saga Star Wars pela primeira vez é: em qual ordem assistir aos filmes? O primeiro filme (quarto, pela ordem cronológica) foi lançado em 1977 e foi um sucesso nos cinemas, revolucionando a indústria de efeitos especiais e criando um fenômeno cultural da ficção-científica que iria atravessar as décadas seguintes, conquistando milhares de fãs ao redor do mundo.

O problema é que o criador da saga espacial mais famosa de todos os tempos não lançou os filmes na ordem numérica natural que estamos acostumados em nosso dia a dia. Mesmo que seja fácil assistir a todos os nove filmes que compõem a chamada “Saga Skywalker” atualmente, reunimos um grande guia para explicar as várias maneiras de assistir aos filmes de Star Wars, em ordens que variam dependendo da sua experiência.

Também temos detalhes sobre como os filmes não principais de Star Wars (e séries de TV) se encaixam. E é normal precisar de ajuda, já que as três trilogias distintas da Saga Skywalker foram lançadas de uma maneira não cronológica. Preparado para se aventurar em uma galáxia muito, muito distante?

Onde assistir à saga Star Wars

Como a Disney comprou a Lucasfilm alguns anos atrás, a empresa agora detém todos os direitos sobre todo o conteúdo relacionado à Star Wars, incluindo os filmes, animações e séries live-action. Dessa forma, o único serviço de streaming em que você pode assistir a toda a saga Star Wars é o Disney+. O serviço de conteúdo digital da Disney está disponível no Brasil desde o fim do ano passado e possui uma assinatura mensal no valor de R$ 27,90, além de um período de teste gratuito de 7 dias.

Saga Star Wars na ordem cronológica

Seguindo a ordem cronológica, A Ameaça Fantasma é a primeira aventura da saga Star Wars que você deve assistir.

Como mencionamos anteriormente, a saga Star Wars começou nos cinemas com o Episódio IV, então recebeu uma trilogia de prequels antes de ganhar uma trilogia de sequências, o que significa que o enredo principal está fora de ordem. Dessa forma, usar a ordem cronológica para assistir à saga permite que você veja os personagens evoluindo em tempo real – incluindo a jornada de Anakin Skywalker para o lado sombrio da Força e a ascensão do Império Galáctico. Portanto, se você prefere assistir à saga Skywalker seguindo a ordem cronológica dos acontecimentos, aqui estão os filmes de Star Wars na ordem cronológica de seus eventos. 

Em parênteses ao lado de cada filme está indicado quando ele ocorre na linha de tempo de Star Wars, dividida em dois períodos: BBY (Before the Battle of Yavin, Antes da batalha de Yavin, em inglês) e ABY (After the Battle of Yavin, Depois da batalha de Yavin, em inglês). Esse evento é decisivo na linha de tempo de Star Wars, uma vez que marca a destruição da primeira Estrela da Morte pelas mãos da Aliança Rebelde.

Além disso, vale notar que Rogue One acontece pouco tempo antes de Uma Nova Esperança, enquanto Os Últimos Jedi ocorre exatamente depois de O Despertar da Força. Estes são os únicos grupos de filmes praticamente “sequenciais” que possuem ganchos de história que unem os dois títulos como se fossem uma produção só.

  • Star Wars: Episódio I — A Ameaça Fantasma (32 BBY)
  • Star Wars: Episódio II — O Ataque dos Clones (22 BBY)
  • Star Wars: Episódio III — A Vingança dos Sith (19 BBY)
  • Solo: Uma História Star Wars (13 – 10 BBY)
  • Rogue One: Uma História Star Wars (0 BBY)
  • Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança (0 BBY/0 ABY)
  • Star Wars: Episódio V — O Império Contra-Ataca (3 ABY)
  • Star Wars: Episódio VI — O Retorno de Jedi (4 ABY)
  • Star Wars: Episódio VII — O Despertar da Força (34 ABY)
  • Star Wars: Episódio VIII —Os Últimos Jedi (34 ABY)
  • Star Wars: Episódio IX — A Ascensão Skywalker (35 ABY)

Saga Star Wars na ordem de lançamento

Chewie e Han Solo em Star Wars
Se você preferir seguir a ordem de lançamento, confira como Uma Nova Esperança revolucionou para sempre o cinema em 1977.

Se você quiser ver os filmes da saga Star Wars como eles foram lançados, a ordem de lançamento é o caminho que você deve trilhar, meu caro Padawan. Essa forma de assistir os filmes é especialmente recomendada para os novos fãs, à medida que você testemunha a evolução natural da saga Star Wars completa com todos os seus altos e baixos.

Da ficção científica dos anos 80 da trilogia original, ao CGI bagunçado e atuação questionável das prequels, à glória moderna de O Despertar da Força e sua sequência divisória, aqui estão todos os filmes da saga Star Wars em ordem de lançamento:

  • Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança (1977)
  • Star Wars: Episódio V — O Império Contra-Ataca (1980)
  • Star Wars: Episódio VI — O Retorno de Jedi (1983)
  • Star Wars: Episódio I — A Ameaça Fantasma (1999)
  • Star Wars: Episódio II — O Ataque dos Clones (2002)
  • Star Wars: Episódio III — A Vingança dos Sith (2005)
  • Star Wars: Episódio VII — O Despertar da Força (2015)
  • Rogue One: Uma História Star Wars (2016)
  • Star Wars: Episódio VIII —Os Últimos Jedi (2017)
  • Solo: Uma História Star Wars (2018)
  • Star Wars: Episódio IX — A Ascensão Skywalker (2019)

Saga Star Wars na “ordem do facão”

Luke contra Vader
Na “ordem do facão”, a revelação de O Império Contra-Ataca se torna o momento mais importante da saga Star Wars.

Uma ordem de visualização popularizada pelos fãs, a “ordem do facão”, usa uma mistura de lançamento e ordem cronológica para preservar a grande reviravolta em O Império Contra-Ataca, ao mesmo tempo em que fornece alguma história de fundo por meio das prequels. A ordem começa com Uma Nova Esperança e O Império Contra-Ataca, volta para O Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith pelas origens de Darth Vader e, em seguida, retorna ao presente para encerrar a trilogia original de forma dramática com O Retorno dos Jedi.

Sim, esta maneira de assistir à saga exclui A Ameaça Fantasma totalmente, já que alguns fãs não consideram o filme essencial para a trama. É importante ter em mente que esta forma de assistir foi criada há muitos anos e não leva em consideração a trilogia sequencial ou filmes spin-off, que você pode encaixar como quiser.

  • Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança (1977)
  • Star Wars: Episódio V — O Império Contra-Ataca (1980)
  • Star Wars: Episódio II — O Ataque dos Clones (2002)
  • Star Wars: Episódio III — A Vingança dos Sith (2005)
  • Star Wars: Episódio VI — O Retorno de Jedi (1983)

E quanto às séries?

Claro, o universo de Star Wars não se limita apenas aos filmes, e há uma variedade de séries de TV animadas e live-action que servem como entradas canônicas na linha do tempo. Melhor ainda, todos eles estão disponíveis no Disney Plus. Aqui está uma análise de onde alguns dos programas principais se encaixam:

Star Wars: The Clone Wars

Star Wars: The Clone Wars
Clone Wars explora as aventuras dos guerreiros Jedi e a luta feroz entre os exércitos da República e dos Separatistas.

Esta popular série animada se passa entre os Episódios II e III, e segue as aventuras de Anakin Skywalker, Obi-Wan Kenobi e Ahsoka Tano durante as Guerras Clônicas. A sétima e última temporada do show terminou recentemente e a série completa já está disponível no Disney Plus.

Star Wars: Rebels 

Ezra e seus amigos em Rebels
Em Rebels você irá se juntar ao aprendiz de Jedi Ezra Bridger e seus companheiros enquanto eles lutam para combater o Império.

Seguindo as Guerras Clônicas, Rebels acompanha um grupo de guerreiros rebeldes que tentam lutar contra a opressão do Império Galáctico de todas as formas, incluindo o Jedi Kannan Jarrus, seu aprendiz Ezra Bridger e outros personagens inesquecíveis. A série se passa entre os Episódios III e IV.

Obi-Wan Kenobi

Obi-Wan Kenobi
Poucos detalhes são conhecidos da nova série sobre Obi-Wan, mas já sabemos que o ator Ewan McGregor voltará a interpretar esse sábio Mestre Jedi.

O próximo show da Disney Plus, Obi-Wan, revelará o que Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) estava fazendo entre os Episódios III e IV após a matança dos Jedi nas mãos do Império. Além disso, já foi confirmado que o ator Hayden Christensen, que interpretou Anakin Skywalker nos Episódios II e III, irá reprisar seu papel como Darth Vader.

Andor

Cassian e K2SO
A série de Cassian Andor deve focar nas aventuras dele e seu robô K2SO enquanto lutam para sobreviver em uma galáxia dominada pelo Império.

Os detalhes deste seriado original do Disney Plus são poucos, mas considerando que esta prequel de Rogue One se concentrará nas aventuras de Cassian Andor (Diego Luna) e seu atrevido amigo androide K2S0 (Alan Tudyk), espera-se que ela se passe entre os Episódios III e IV.

The Mandalorian

Mando e Baby Yoda
The Mandalorian é atualmente a série de maior sucesso do Disney Plus, sendo elogiada pela crítica especializada e amada pelos fãs de Star Wars.

Passando-se cinco anos após o O Retorno de Jedi, a série foca em um caçador de recompensas solitário enquanto ele explora um universo obscuro pós-Império e cria uma ligação envolvente com um filhote da raça de Yoda que deveria ser um de seus serviços de captura e entrega. A 2ª temporada da série terminou recentemente e contou com o retorno de alguns personagens conhecidos e com sequências de ação espetaculares! Atualmente, The Mandalorian é a série de maior sucesso do Disney+ e prova que, sob uma boa direção e com ótimos atores, o universo de Star Wars funciona de forma excelente em um seriado.

Star Wars: Resistance

Pilotos em Star Wars: Resistance
Com um tom mais leve, essa animação acompanha pilotos da Resistência que lutam contra a Primeira Ordem.

Passado um pouco antes dos eventos de O Despertar da Força, esta colorida série animada coloca os holofotes em um grupo desorganizado de pilotos da Resistência que luta contra a Primeira Ordem. Ao contrário das outras séries do universo Star Wars, Resistance tem um tom mais leve e descontraído, voltado para o público infantil que prefere uma história mais divertida mas, ao mesmo tempo, recheada de ação!

Fonte: Tom’s Guide