Geek

Três maneiras de turbinar seu PC para jogar sem gastar muito

Escrito por Paulo Carmino

Otimizar o seu PC para games pode parecer uma tarefa complicada (e cara!), especialmente se você não estiver familiarizado com o hardware interno, o sistema operacional e a configuração geral do seu PC. A maioria dos desenvolvedores de jogos publica um conjunto de requisitos mínimos que descrevem o tipo de hardware necessário para que o jogo seja executado em um nível aceitável.

Mas, às vezes, mesmo cumprindo esses requisitos – ou até excedendo algum deles – alguns PCs parecem não rodar como deveriam. O que fazer para contornar essa situação e melhorar a performance do seu computador sem precisar investir ainda mais dinheiro nele? Neste guia damos algumas dicas e recomendações básicas para otimizar seu PC para jogos.

Conheça o hardware do seu PC

O ponto de partida para otimizar seu PC para jogos é garantir que seu PC atenda ou exceda os requisitos mínimos do sistema. A maioria dos desenvolvedores ou editores disponibiliza os requisitos mínimos e recomendados do sistema para ajudar os jogadores a descobrirem se seu equipamento pode rodar o jogo. Isso não quer dizer que PCs com hardware abaixo dos requisitos mínimos não possam rodá-lo mas, muitas vezes, você provavelmente não aproveitará ao máximo sua experiência de jogo se os gráficos estiverem travando a cada poucos segundos.

Se você construiu seu próprio PC gamer para economizar, escolhendo cada peça como um monitor gamer e um teclado gamer barato, você provavelmente sabe exatamente o que seu PC está executando, mas se você é como muitos e comprou um PC já pronto, talvez não saiba a configuração exata do seu hardware.

O Belarc Advisor é um pequeno aplicativo Windows e Mac que pode ser instalado e executado em menos de cinco minutos. Ele fornece muitas informações sobre o hardware e o sistema operacional instalado no seu PC, incluindo CPU, RAM, placas de vídeo, HDD e muito mais. Essas informações podem ser usadas em comparação com os requisitos de sistema de um jogo para determinar se o seu PC é capaz de executá-lo.

Atualizar drivers gráficos e otimizar as configurações da placa de vídeo

Uma das primeiras tarefas para na sua lista para otimizar seu PC para jogos deve ser garantir que sua placa de vídeo esteja atualizada com os drivers mais recentes. Como ponto focal da sua experiência de jogo, é essencial manter sua placa de vídeo atualizada. Não fazer isso é uma das principais causas de baixo desempenho durante os jogos. A Nvidia e a AMD / ATI fornecem seus próprios aplicativos para gerenciar drivers de placas de vídeo e otimizar as configurações.

Suas recomendações de otimização são baseadas em uma grande quantidade de informações coletadas ao longo dos anos para diferentes tipos de configurações de hardware. Ter os drivers mais recentes também pode ajudar a melhorar o desempenho de jogos mais antigos.

Limpe os processos desnecessários de inicialização e desligamento

Quanto mais tempo você tiver seu PC, mais aplicativos você provavelmente instalará. Muitos desses aplicativos têm tarefas e processos que são executados em segundo plano, mesmo que o programa não esteja sendo executado no momento. Com o tempo, essas tarefas em segundo plano podem consumir recursos consideráveis do sistema sem nosso conhecimento.

Algumas dicas gerais a serem seguidas durante os jogos incluem: fechar todos os aplicativos abertos, como um navegadores, programas do MS Office ou qualquer outro aplicativo em execução, antes de iniciar o jogo. Também é sempre bom começar os jogos com uma nova reinicialização do seu PC.

Isso redefinirá o sistema para a configuração de inicialização e encerrará as tarefas remanescentes que podem ter continuado em execução em segundo plano após o fechamento dos programas.

Sobre o Autor

Paulo Carmino