Tecnologia

The Sims 4 Diversão na Neve é uma expansão espetacular ao game básico

Com a expansão The Sims 4 Diversão na Neve temos ainda mais desculpas para “cuidar da vida dos outros” e bancar o arquiteto com lotes orientais!

The Sims 4 dispensa qualquer introdução: o jogo foi lançado há mais de 6 anos e até hoje tem constantes atualizações e pacotes de expansão, garantindo a própria vida útil. O último grande lançamento éThe Sims 4 Diversão na Neve, que apresenta novos lotes e dezenas de itens de criação para você guiar sua própria simulação.

Há atividades inéditas, passeios, lotes e comércios únicos. Por consequência, é mais custoso (ao preço do jogo base, no momento que este review vai ao ar), do que o pacote Sobrenatural, que chega a um valor mais “camarada”. Para você que cogita adquirir um ou ambos os pacotes, testamos e te contamos tudo o que há de melhor nas novas adições de The Sims 4. Junto a este post, também irá ao ar o review dedicado ao Sobrenatural.

Lembrando que todas as imagens abaixo foram feitas por mim, com o sistema de captura de tela do game/sistema (sem edições), com o pacote cedido pela EA.

O que é a expansão Diversão na Neve?

The sims 4 diversão na neve mapa do mundo
O mapa de The Sims 4 Diversão na Neve está enorme. Há inclusive uma versão online para os mais curiosos!

A influência japonesa está explícita na expansão The Sims 4 Diversão na Neve, que traz uma dezena de novos lotes e tem como grande destaque a localização, pois todos os bairros estão próximos à base do monte Komorebi – como se fosse um monte Fuji dos Sims. Foram chamados influenciadores digitais especialistas em The Sims (pois é, isso existe) para auxiliar a EA a “abraçar” as vontades da comunidade de fãs.

Pela primeira vez você pode controlar a locomoção do seu Sim na água, mesmo que isso seja exclusivo a este mundo. Além disso, graças aos novos updates gratuitos, você pode não só construir com uma diferença de nível (essencial às moradias tradicionais) como também passar férias nesta nova região, contanto que ela tenha casas prontas para alugar. Diversão na Neve, por sinal, é o primeiro da franquia a contar com ambas: você pode optar por alugar ou comprar uma casa logo que abrir esta expansão.

Criação dos Sims

As novas opções de vestimenta variam entre roupas para se proteger do frio e um estilo fortemente inspirado na cultura japonesa. The Sims 4 Diversão na Neve traz casacos novos (coisa que só chegou na expansão Estações), um traje de mascote e uma roupa de barista. Um bônus interessante são os kimonos e uniformes com perfil executivo, mas os únicos que remotamente “fazem sentido” e combinam com a atmosfera exterior são os esportivos. A maioria das novas roupas possui uma réplica miniatura também para as crianças.

  • Review: the sims 4 diversão na neve é uma expansão espetacular ao game básico. Com a expansão the sims 4 diversão na neve temos ainda mais desculpas para "cuidar da vida dos outros" e bancar o arquiteto com lotes orientais!
  • Review: the sims 4 diversão na neve é uma expansão espetacular ao game básico. Com a expansão the sims 4 diversão na neve temos ainda mais desculpas para "cuidar da vida dos outros" e bancar o arquiteto com lotes orientais!

Temos duas novas aspirações e duas novas características, sendo voltadas a quem deseja praticar esportes e se aventurar no monte Komorebi. Aspirações são pontos que modificam a personalidade dos personagens, guiando-os para o que você achar mais coerente dentro da família. Como eu criei dois irmãos (acima), achei que calhou colocar pelo menos um deles com o espírito aventureiro para os testes. Na prática, ele ficará frustrado caso você ordene a repetição de uma atividade e gostará de descobrir novas coisas a se fazer.

Modo de construção/decoração

Conforto e tranquilidade são substantivos que resumem bem o espírito de The Sims 4 Diversão na Neve. O design principal conta com cores aconchegantes e itens diferenciados. Temos o novo piso de tatame, duas camas (solteiro e casal), muitas opções de mesas, uma divisória translúcida, itens pequenos de decoração (como sabonete líquido) e iluminações/lareira bem diferentes do que tivemos em outros pacotes. A persiana, porém, é quase idêntica à que já tínhamos no game básico.

Em geral, são objetos orientais modernos para todos os gostos. Ainda há grande atenção aos detalhes, pois ao sentar na mesa (kotatsu) a barra da toalha se deforma de acordo. Outro ponto relevante na construção em si é que agora temos diferentes níveis, que vieram com a nova atualização – então casou bem com a temática oriental. Algo que fisgou meu olhar foi a bancada de cozinha com vários níveis, todos interativos para posicionamento de itens.

Um novo objeto que, de certa forma, esbarra também na questão de jogabilidade é a adição da placa para “remover sapatos”. Basta colocá-la do lado de fora da sua residência e interagir, ditando se você gostaria que qualquer um que entrar deva remover, usá-los ou colocar chinelos. A animação é similar à de “trocar de roupa” que vimos ao longo da franquia, com um redemoinho cartunesco que surge por poucos segundos e, quando some, os sapatos não estão mais lá.

O quarto da irmã também foi feito utilizando os novos itens do pack, enquanto o do irmão optei por utilizar somente itens do Sobrenatural, explicado abaixo. Foi inevitável seguir cores claras e objetos de madeira ao redecorar sala, cozinha e banheiro de uma das casas adquiridas (já mobiliadas, que resolvi reformar). Tudo combinou muito bem com a vibe natural congelante do exterior,

Jogabilidade

The sims 4 diversão na neve homem escalando
REVIEW: The Sims 4 Diversão na Neve é uma expansão espetacular ao game básico

Os trailers da franquia The Sims quase nunca trazem uma representação fiel do jogo, mas no caso de The Sims 4 Diversão na Neve até que tudo foi bastante condizente com a realidade. Temos novas atividades, sendo: esqui, snowboard, trenó e escalada (esta última, agora como uma habilidade completa, com níveis).

As atualizações ao jogo base que chegaram também no final do ano passado são um ótimo complemento para a expansão – que, convenhamos, teria menos graça sem certas funções. Os Sentimentos são buffs comuns que se relacionam aos Sims próximos de quem você controla. Então, supondo que você faça a trilha na base do Komorebi com 3 amigos, você provavelmente terá Sentimentos positivos. Se você exagerar e brigar com um familiar, o Sentimento será negativo (pelo convívio com a pessoa) por um bom tempo.

Considerando que a escalada ao topo da montanha não pode ser feita sozinha, é recomendável ter um bom relacionamento e dar início ao passeio com um amigo próximo. Isso também está relacionado aos Estilos de Vida que, por outro lado, são “guias” de rotina para o Sim.

The sims 4 diversão na neve irmãos sim comem em mesa kotatsu junto a dois gatos
Família reunida para o jantar!

Outro exemplo de atenção aos detalhes puramente imersivos de The Sims está no fato de seus personagens agora automaticamente tirarem os sapatos ao entrar em casa (graças à nova placa, opcional, como dissemos acima). Ironicamente, se você estiver com um chinelo (na rua), ao invés de tirá-los você somente passa pela porta com eles, sem nenhuma animação específica.

Ainda falando sobre interação com ambiente interno, temos um aquecedor, uma nova dinâmica – à parte do termostato central de outros pacotes, que regulava a temperatura geral da casa e não de um cômodo específico. Em qualquer ambiente que possibilite a interação, você pode escolher entre utilizar ambos os utensílios (garfo ou hashi), o que me agrada enquanto desastrado na vida real.

The sims 4 diversão na neve homem pratica snowboard
Snowboard é, de longe, a atividade mais divertida que veio com o pacote The Sims 4 Diversão na Neve

Se você preferir partir para aventuras logo de cara, avisamos que subir a montanha leva um dia inteiro. Antes disso, você precisa estar pelo menos no nível 6 de escalada para conseguir passar pela última parede, chegando no cume. Quem preferir a seção do snowboard irá se divertir. Porém, até você adquirir habilidades esportivas, as animações não costumam variar.

Na pista, achei curioso conseguir uma prancha emprestada, sem precisar comprar na máquina automática de venda. Falando nela, foi uma adição curiosa ao jogo, uma opção descontraída dentre itens cosméticos e utilitários. Chacoalhar a máquina pode resultar em um acidente com o Sim e há casos onde isso pode até resultar na morte. Logo, recomendo deixar seu dinheiro por lá e partir para outra máquina. Nelas você também pode comprar repelentes para enfrentar a subida do monte, se prevenindo de desconfortos.

The sims 4 diversão na neve sims interagem com máquinas de venda
Fica a nossa dica: não insista caso a máquina tenha “roubado” seu dinheiro. Se você insistir, seu Sim pode morrer

Agora falando sobre interações na parte central do mapa, o “centro urbano”, temos parques, restaurantes, barraquinhas de comida e lotes bem interessantes. Periodicamente há festivais para aproveitar na cidade, com as datas exibidas nos painéis de consulta espalhados pelos bairros. Você também pode visitar a casa de banho, local que inclusive te obriga a tomar uma ducha antes de entrar na fonte termal.

A fonte termal é uma opção social interativa, que tem até um modificador de humor para relaxar seu Sim. É tão “social” que tanto a fonte termal como cavernas do monte Komorebi são novos locais onde seus Sims podem “WooHoo” – o sexo deste universo. Com um lote extenso para construção, pode-se pensar nas formas de adequar a fonte no quintal de uma residência, decorando o jardim de acordo.

The sims 4 diversão na neve 3 sims em uma fonte termal
A fonte termal é um presente para seus personagens e um agrado visual para quem está controlando

Em dado momento de banho, percebi somente um glitch cômico neste pacote: após sair da fonte termal, meu Sim permaneceu com traje de banho. Estranho que, quando o mesmo comando foi dado à irmã, ela se trocou de acordo. Creio que o único ponto que quebrou a imersão foi a locomoção pelo teleférico, pois ele funciona como um fast travel, teleportando seu personagem até a outra ponta instantaneamente. De fato, poderia haver uma animação no trajeto.

Vale a pena?

The sims 4 diversão na neve teleférico do mapa
Com o teleférico, você consegue atravessar seções do mapa de forma instantânea

Diversão na Neve traz novidades ao jogo base que podem ser divertidas para quem possui poucos (ou zero) pacotes de expansão – o meu caso. Se você acabou de adquirir The Sims 4 e busca por lotes com arquitetura única, ou se gosta da noção de poder utilizar itens com influência japonesa em suas outras moradias, então o pack é ideal para você. Porém, se você já tem o pacote de jogo Aventuras na Selva ou a expansão Estações, por exemplo, ele trará poucas novidades em termos de atividades e de criação.

Contudo, por ele custar o valor do jogo básico completo independente da plataforma (nos consoles é ainda mais caro!), você pode optar por um diferencial que é o EA Play e só pagar pela expansão. Quem for dono de Xbox pode adquirir o Game Pass, serviço de assinatura que dá direito a centenas de jogos, e ainda tem o Sims 4 – sem custo adicional, pelo fato do game estar incluso na biblioteca.

O pacote The Sims 4 Diversão na Neve pode ser adquirido para PC pela Origin ou pela Steam por R$ 159. Também está disponível na versão para PlayStation 4 e Xbox One, por R$ 199.

E aí, o que achou do novíssimo pacote The Sims 4 Diversão na Neve? Conte para a gente nos comentários abaixo!

The Sims 4 Diversão na Neve + Sobrenatural
  • Jogabilidade – 10/10

  • Criação de personagens – 9/10

  • Decoração/construção – 10/10

9.7/10

The Sims 4 Diversão na Neve

Com a expansão Diversão na Neve, o game The Sims 4 ganha dezenas de itens, um novo mapa com lotes para criar e reformar, eventos e atividades que prometem melhorar a vida dos seus Sims. 

Pros

  • Atividades e locais inovadores
  • Estética bem aproveitada
  • Combina bem com as novas funções das últimas atualizações (gratuitas)

Cons

  • Ausência de animações criativas para transporte e troca de roupa
  • Custa o valor cheio do jogo básico