Tecnologia

Tem um Nintendo Switch? Confira 25 jogos essenciais para o console

Se você tem um Nintendo Switch em casa e não sabe qual jogo comprar, confira nossa lista com os títulos principais para o console

O ano de 2020 já chegou, e com ele a expectativa por uma nova geração de videogames. Enquanto o PlayStation 4 e o Xbox One se encaminham para o fim de seus ciclos de vida, o Nintendo Switch, que em março completará três anos de lançamento, atinge o que talvez seja seu ápice de popularidade.

Com a certeza de que ainda virão excelentes obras para o console híbrido, listamos os jogos que já marcaram a vida do atual videogame da Nintendo e que todo dono de Switch deveria dar uma chance!

Apenas no Nintendo Switch

Não há dúvidas de que em todas as plataformas da Nintendo as maiores expectativas ficam para os jogos que a própria empresa produz. Historicamente, suas principais franquias, que ganham novos jogos em quase todo console da companhia, são aclamados pela crítica, tidos como exemplos de esmero técnico e frutos de grande criatividade.

Com o Nintendo Switch não é diferente, motivo pelo qual decidimos por iniciar nossa lista de jogos essenciais com as obras que foram criadas para o aparelho.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild

The Legend of Zelda: Breath of the Wild, um vasto e belo mundo para explorar

Este jogo não é exclusivo do Nintendo Switch. Contudo, sua relevância para a indústria de jogos eletrônicos é tão grande que, somada ao fato de ter saído simultaneamente à versão de Wii U, optamos por indicá-lo como um jogo próprio de Switch.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild é um daqueles games que merecem ser apreciados em tantas plataformas quanto for possível. O jogo apresentou um imenso mundo aberto e incentivou com maestria que o jogador explorasse cada canto do mapa. Sem dúvidas, um título essencial e que será lembrado por muito tempo.

Splatoon 2

A ideia de disputar a cor da área do cenário é genial.
A ideia de disputar a cor da área do cenário é genial

Splatoon 2 é essencial por trazer de volta a jogabilidade peculiar do primeiro jogo. Os combates são alucinantes, e a ideia de um jogo de tiro em que o objetivo é pintar a maior área do cenário, não simplesmente matar os adversários, faz com que muitos considerem Splatoon um dos melhores jogos do gênero já criados.

Super Mario Odyssey

Super Mario Odyssey traz um universo imenso do encanador e sua turma
Super Mario Odyssey traz um universo imenso do encanador e sua turma

A recente aventura do encanador mais famoso dos games é sensacional! Em Super Mario Odyssey, o gorducho de vermelho viaja por diversos reinos em busca de itens chamados Luas do Poder para, no fim, derrotar Bowser mais uma vez. A nova habilidade de captura de personagens, junto às músicas e aos mundos criativos fazem desta aventura nada menos que essencial para todo dono de um Nintendo Switch.

Super Smash Bros. Ultimate

Personagens icônicos dos videogames caem na porrada em multiplayer para até oito jogadores.
Personagens icônicos dos videogames caem na porrada em multiplayer para até oito jogadores.

Super Smash Bros. coloca vários personagens do mundo dos games em arenas de luta. Em sua quinta edição, a franquia traz todos os personagens que já apareceram nos jogos anteriores, bem como alguns novos — considerando, inclusive, alguns que não fazem parte do universo da Nintendo. O resultado é uma verdadeira ode à história dos videogames, o que se traduziu no jogo de luta mais vendido de todos os tempos, mesmo tendo sido lançado em 2018.

Luigi’s Mansion 3

Um hotel assombrado e um protagonista medroso resultam em muita diversão.
Um hotel assombrado e um protagonista medroso resultam em muita diversão.

Lançada em outubro de 2019, a mais recente aventura de Luigi é extremamente divertida. O jogo conta com visuais belíssimos, gameplay variado, bom humor e uma trilha sonora encantadora. Luigi’s Mansion 3 faz valer a pena cada minuto gasto com o game, seja no modo para um jogador ou no multiplayer.

Para muitos gostos

Jogos não faltam para o Nintendo Switch. Citando rapidamente alguns títulos, para que este texto não fique maçante, indicamos ainda outros jogos que, se não são unanimidade, são essenciais a depender dentro de cada estilo.

A oitava geração dos monstrinhos de bolso chega ao Nintendo Switch.
A oitava geração dos monstrinhos de bolso chega ao Nintendo Switch.

Fire Emblem: Tree Houses, um jogo de estratégia com uma história envolvente; Xenoblade Chronicles 2, para os fãs de RPG japonês; Yoshi’s Crafted World, um ótimo jogo de plataforma para um público mais jovem; Astral Chain, o visualmente surpreendente da PlatinumGames; o remake do excelente The Legend of Zelda: Link’s Awakening; e a oitava geração de monstrinhos de bolso, Pokémon Sword/Shield.

Vale a pena jogar de novo

Além dos excelentes jogos originais que recheiam a biblioteca do Nintendo Switch, alguns títulos de plataformas anteriores têm aparecido desde o lançamento do aparelho. Como o Wii U, videogame da Nintendo que antecede o Switch, não fez o sucesso esperado, mas ainda assim conta com jogos de alta qualidade, a empresa aos poucos os tem relançado, em versões melhoradas. Vamos conferir os melhores:

Bayonetta (franquia)

Tiro, porrada, bomba e muitos combos com Bayonetta.
Tiro, porrada, bomba e muitos combos com Bayonetta.

Bayonetta nasceu na sétima geração para Xbox 360 (com versã