Tecnologia

telas transparentes da LG são a aposta do futuro

A tecnologia de telas transparentes da LG chega em aplicações para a casa, transporte público e comércio. Empresa também apresentou tela OLED que se curva para uso em jogos

Seguindo tendências tradicionais da CES, as telas transparentes da LG voltam a ser destaque nos produtos apresentados pela empresa. Começando pelo conceito smart bed, a LG apresentou uma TV OLED transparente de 55 polegadas, que tem taxa de transparência superior às de tecnologia LCD, e foi feita pensando em posicionar-se rente aos pés da cama.

São três configurações diferentes: display “escondido” com um mínimo recorte para visualização rápida de informações, um modo onde a tela sobe parcialmente e outro modo onde ela sobe por completo. Na primeira configuração, ela serve como a barra de status de um smartphone (com data e hora) e também pode exibir um player de música. Já na segunda, você aproveita informações como o ciclo e a qualidade do sono, com um registro diário, e pode ler livros junto ao audiobook. Por fim, na terceira a smart TV é exibida em sua excelência.

Com a smart bed, você pode comandar tudo aquilo que é de se esperar: filmes, séries e reprodução áudio, bem como espelhar conteúdo direto do smartphone. Falando em sistemas sonoros, de acordo com informações oficiais, o produto tem som “embutido na moldura“. Por ora, sabe-se que ela conta com a tecnologia Cinematic Sound OLED, capaz de vibrar a tela ao invés de ter simples caixas de som espalhadas pela base.

A depender do uso, nada te impede de instalá-la também em outros cômodos. Essa liberdade da tecnologia de display transparente presente na smart bed ainda foi levada aos comércios, com a seção de “Restaurantes Inteligentes” da apresentação da LG. Repensando o conceito de sushi bar, o cliente acessa o menu direto na OLED – que atua ainda como divisória entre o chef. Logo, você consegue assistir TV e opta por ver o seu prato ser preparado bem atrás da tela.

Divisória inteligente: o uso de um display transparente em comércios é cheio de possibilidades (Divulgação)

Em comunicado à imprensa soube-se que, tanto a smart bed como a tela do sushi bar, fazem parte da linha transparente da LG com objetivo de “maximizar as vantagens do OLED e utilizar em diversos locais em nosso dia-a-dia “, incluindo veículos autônomos, aviões, metrô e shoppings.

CES 2021: telas transparentes da LG são a aposta do futuro
Aplicação de telas transparentes da LG na janela do metrô ajuda os usuários de transporte

Podemos então facilmente imaginar a aplicação da tela nestes ambientes, a pegar de referência o uso conjunto de um display touch à base da TV na imagem acima. Em uma fachada de lojas, por exemplo, pode haver uma interação mais imersiva antes mesmo de você pisar dentro da loja. Peças de roupa sobre manequins sobrepostas a uma projeção dinâmica no vidro é somente uma das possíveis soluções práticas para atrair clientes. Na transmissão da LG, vimos ainda o uso do display substituindo uma janela de um metrô, capaz de exibir a rota sobreposta à paisagem do lado de fora.

smart bed
A tela da smart bed é finíssima e ultra discreta (Divulgação)

Comparado aos displays LCD transparentes, que tem só 10% de transparência, as OLED conseguem ser quase imperceptíveis, subindo esta taxa para 40%. A tecnologia superior destaca a LG não só no mercado de smart beds, mas também no mercado como um todo, por entrar na corrida junto a outras fabricantes de OLED transparentes.

Outras propostas além das telas transparentes da LG

Houve também a exibição de uso de novas OLEDs não transparentes em mais 3 cenários, com design e funcionalidades únicas. A de modelo Fitness (de 55 polegadas) corre por um trilho na parede e pode se esconder quando não for utilizada, com adição de um pivô para girar 90 graus.

A “Gaming“, de 48 polegadas, se destaca por ser dobrável em raio de até 1,000mm e possui frequência de atualização que vai de 40 a até 120Hz. Um prato cheio para gamers que querem uma jogatina imersiva. Uma última que merece ser citada é a Cinema 8K, de 88 polegadas, na proposta de criar uma atmosfera ainda mais rica e detalhada. Assim como a smart bed, as duas telas conseguem vibrar para emitir som e dispensam speakers convencionais.

Por enquanto não há planos para lançamento e nem preço das tais OLEDs. Contudo, espera-se que ainda mais novidades da LG cheguem ainda nesta semana, com a CES 2021. Fique ligado no Showmetech para ficar por dentro de todas!