A Fundação Estudar abriu as inscrições para o Summer Code: um curso gratuito e online de programação, que visa atingir jovens dos ensinos Fundamental e Médio que queiram aprender a habilidade durante o período de férias. Os interessados devem se inscrever até hoje, 5 de julho, por meio deste formulário.
A grade do programa usa como base o curso CC50 desenvolvido pela Universidade de Harvard, cujo conteúdo foi traduzido para o português pela Fundação Estudar para acesso de alunos no Brasil.
De acordo com Anamaíra Spaggiari, diretora executiva da Fundação Estudar, o Summer Code dá aos participantes não apenas a chance de aprender sobre programação, mas também a oportunidade de colocar a mão na massa e sair com um projeto prático ao final do curso, com apoio de mentores.
“O déficit de profissionais de tecnologia e de conhecimentos básicos em programação na população, de modo em geral, é um desafio para o País. No Summer Code, os participantes terão a chance de, durante o período de férias, aprender conceitos importantes e sairão com um projeto prático feito, que pode ser utilizado para abrir as primeiras portas do mercado de trabalho”, destaca Anamaíra.
Summer Code da Fundação Estudar: uma adaptação do CC50 de Harvard
A Fundação Estudar é uma ONG fundada em 1991 pelo trio de empresários brasileiro Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. Já o CC50 possui mais de dez anos de existência, sendo um curso introdutório desenvolvido por especialistas de Harvard e cujo conteúdo é constantemente atualizado, acompanhando a evolução do mercado e inovações tecnológicas da área.
A formação compreende 25 horas de estudo, diluídas em 11 semanas de curso. De acordo com a Fundação, o treinamento começa nesta quinta-feira (6) e vai até o fim do mês, com a última aula programada para 30 de julho.
O programa é apresentado de forma online e é dividido em três etapas: a primeira de aquecimento, a segunda de desenvolvimento, e a terceira de mão na massa.
Assim, os alunos começam pela base teórica de Ciência da Programação, incluindo as linguagens C, Python e Javascript, além de CSS e HTML.
O cronograma de conteúdo também engloba a apresentação de conceitos como algoritmos, estruturas de dados, abstração, engenharia de software, encapsulamento, gerenciamento de recursos, segurança, engenharia de software e desenvolvimento web, além de dicas de como desenvolver e apresentar um projeto final.
Na última etapa do curso, o estudante coloca os conhecimentos aprendidos em prática e desenvolve um projeto com ajuda dos monitores e mentores da Fundação Estudar.
Vale ressaltar que, diferentemente do curso assíncrono CC50 oferecido ao longo do ano pela Fundação Estudar, o Summer Code foca em guiar um grupo de 10 alunos com acompanhamento direto de um monitor selecionado para auxiliá-lo a desenvolver o projeto neste menos de um mês.
O CC50 assíncrono faz parte do catálogo de cursos do projeto Na Prática, plataforma da instituição que entrega conteúdos online com intuito de fornecer acesso a conhecimento e desenvolvimento de jovens brasileiros. A Fundação Estudar também possui como iniciativa o Estudar Fora, plataforma de educação que entrega conteúdo digital e um preparatório especializado para jovens brasileiros que queiram estudar no exterior.
_
Serviço – Summer Code CC50 da Fundação Estudar
- Período de inscrição: até 5 de julho
- Período das aulas: entre 6 e 30 de julho.
- Custo: gratuito
- Acesso ao conteúdo: online
- Inscrições pelo formulário neste link.
Créditos: TecMasters