Autos

Stellantis confirma novo Citroën C3 para o segundo semestre

Como antecipado pelo Autos Segredos, o novo Citroën C3 só chegará ao mercado em outubro. Motor 1.6 Flex é o único que está garantido

No dia 2 de janeiro, a reportagem do Autos Segredos cravou que a Citroën seria marca de um carro só até outubro. Hoje ao completar 20 anos da fábrica de Porto Real (RJ), a Stellantis confirma que o novo carro (leia-se novo Citroën C3) só será lançado no segundo semestre.

No comunicado oficial, a Stellantis também confirma que a plataforma que que dará origem aos produtos do Projeto Smart Car é uma variante da arquitetura CMP como o Autos Segredos antecipou em outrubro de 2019. Na época, nossas fontes já afirmavam que a base seria uma opção de baixo custo da CMP voltada para países emergentes.

A nota da Stellantis diz que a implementação da variante da plataforma CMP (Common Modular Platform) em Porto Real acelerou a transformação industrial que já vinha ocorrendo na planta há alguns anos. A CMP é altamente flexível e pode ser usada como base para a produção de veículos dos segmentos B e C – em hatches, sedãs e SUVs. Além disso, ela é multienergia – a combustão ou elétrica.

Na América Latina, a versão baixo custo da CMP dará origem a três modelos. Do Projeto Smart Car como é chamado internamente nascerão o novo C3, um novo Aircross e um sedã, todos vendidos como Citroën. Futuramente, a Peugeot também terá produtos da CMP para países emergentes.

Como é o novo C3?

O novo Citroën C3 terá porte de Renault Sandero como comprova o flagra publicado no 20 de janeiro. Na dianteira, o hatch terá a frente mais alta e capô mais elevado bem paralelo ao chão. O modelo chegará com a nova identidade visual da marca que a apareceu mais evidente no 19_19 Concept e também nos conceitos CXPerience Concept e o Ami One Concept.

O novo C3 da marca terá a assinatura luminosa na forma de duas linhas de luz em “Y”. Dependendo da versão, a nova divisão da assinatura luminosa será em Full LED e se integra aos chevrons da grade.

O farol principal do hatch CC21 fica alojado entre as luzes de LED em formato de “Y”. A grade principal será semelhante a do C5 Aicross e na parte inferior a entrada de ar será em formato colmeia.

De lado, o hatch do Projeto CC21 terá os famosos airbumps na parte inferior das portas e sua maior altura fica bem vísivel.

Na traseira, a placa de identificação ficará na tampa do porta-malas que abrigará também a extensão das lanternas.

Motor do novo C3

O novo Citroën C3 2022 receberá o motor 1.6 16V Flex com as mesmas atualizações do novo Peugeot 208 2021. Abastecido com gasolina a potência é de 115 cv a 5.750 rpm e torque de 15,4 kgfm a 4.000 rpm. Já com etanol a potência é de 118 cv a 5.750 rpm e o torque é de 15,47 kgfm a 4.750 rpm. O CC21 terá opções de câmbio manual de cinco velocidades e a automática de seis marchas.



Créditos: Autos Segredos