O Steam Deck é o PC portátil da Valve que praticamente roubou os holofotes de 2022 e é atualmente o item mais vendido na Steam. Com tanto sucesso, como era de se esperar, a Valve já tem planos para o seu sucessor e revelou onde está o seu foco.
Em entrevista concedida ao The Verge, dois funcionários da Valve responsáveis pelo desenvolvimento do portátil deram a entender que o sucessor do Steam Deck atual não deve ter ganhos de performance, uma vez que o portátil é capaz de rodar praticamente qualquer jogo.
Assim, sem entrar exatamente em detalhes, uma mudança importante no seu sucessor seria na bateria, que tem sido alvo de críticas entre os donos do portátil. O motivo para isso é que, caso um jogo pesado seja executado, a autonomia do PC portátil da Valve pode chegar a ser de apenas três ou quatro horas.
Além dos upgrades para um possível sucessor, a Valve também abordou outro ponto interessante na entrevista. Os representantes da empresa disseram que estão cientes dos bugs no SteamOS, sistema pré-instalado no portátil, em seu canal estável e que estão atentos aos feedbacks da comunidade.
Já um dos bugs corrigidos, por exemplo, diz respeito a cartões MicroSD terem sido queimados. Para evitar esse problema, agora, ao invés de uma formatação completa, o SteamOS realiza apenas uma formatação rápida.
[–quebra–]Steam Deck pode não ser único hardware ou periférico da Valve
Ainda na entrevista, de forma surpreendente, foi revelado que a Valve quer também fazer o sucesso do Steam Controller, que foi descontinuado em 2019. Os planos para o periférico, entretanto, não foram divulgados, sendo que Yang diz que fazê-lo é uma questão de como e quando.
Por fim, a Valve também disse que espera que o Steam Deck inspire fabricantes a fazer Steam Boxes. Para quem não se lembra, estes eram pequenos PCs fabricados por parceiros lançados praticamente com o Steam Controller e que chegavam com o Steam OS pré-instalado.
Créditos: TecMasters