Geek

Star Wars Jedi: Fallen Order é elogiado nas primeiras análises

Escrito por Paulo Carmino

Star Wars Jedi: Fallen Order tem sido bem recebido pela crítica internacional em suas primeiras avaliações. O jogo do estúdio Respawn Entertainment é um raro lançamento “single-player” pela EA e está sendo considerado por muitos o melhor Star Wars da editora até agora e um dos melhores da franquia em todos os tempos.

O jogo inspirado pelas séries Souls – notadamente no combate com sabres de luz – e Metroid, de onde pegou a ideia de fases com corredores interconectados que exigem várias visitas para explorar completamente. Outros pontos em comum com os jogos da From Software são um sistema de combate semelhante ao de Sekiro, em que pontos de meditação que funcionam como as fogueiras, e o sistema de itens de cura e penalidades por morrer.

As semelhanças com Sekiro e a série Souls são destacadas pelo Gamespot, que considerou Fallen Order um “Soulsborne-lite”, isto é, um jogo bem parecido, mas sem o alto nível de dificuldade de sua fonte de inspiração.

“Embora os elementos de Fallen Order sejam parecidos com Souls – provavelmente é mais parecido com Sekiro: Shadows Die Twice, na verdade – nas configurações de dificuldade ele é muito menos brutal do que os jogos da From Software. Fallen Order pode ser considerada Soulsborne-lite, fazendo uso dos mesmos elementos, mas com um efeito diferente. É difícil, até ocasionalmente frustrante, mas não tanto quanto os jogos dos quais ele se inspira. Esse equilíbrio alcança algo que parece essencial à identidade de Fallen Order: faz de você um poderoso Cavaleiro Jedi, sem transformá-lo em um super-herói imparável e empunhado pela Força. Revelar os poderes Jedi (e forçá-lo a desbloqueá-los enquanto conhece a história e lida com o passado de Cal) ajuda a abordagem de Fallen Order ao universo Star Wars a se sentir aterrada e crível – um lugar onde as pessoas poderiam realmente viver”, comenta o avaliador do Gamespot. A nota é 8/10.

Com a mesma nota 8/10, a avaliação do TheSixthAxis concluiu que Fallen Order é um ótimo jogo de ação independentemente da marca Star Wars.

Star Wars Jedi: Fallen Order é exatamente o tipo de jogo para um jogador que esperávamos ver quando a EA e a Disney uniram forças. Mesmo que você retire a licença, ficará com uma mistura de combate, história e exploração super satisfatórios, habilmente criada por um estúdio mais conhecido por liderar um gênero totalmente diferente”, escreveu o site.

Mais generoso na nota, 9/10, o IGN demonstrou alívio em ver um jogo de ação para um jogador bem feito sendo lançado pela EA. “Faz muito tempo que não temos um grande jogo de ação para um jogador de Star Wars, mas Jedi: Fallen Order compensa muito do tempo perdido. Um elenco forte vende uma história sombria, mantendo as coisas divertidas e leais ao folclore de Star Wars, e combates rápidos e desafiadores com ação sobre plataformas energética, quebra-cabeças decentes e diversos locais para explorar renderam um jogo incrível”.

Veja algumas notas já publicadas para Star Wars Jedi: Fallen Order:

USgamer – 3.5/5
IGN – 9
Gamespot – 8
Game Informer – 8.75
Guardian – 4/5
Gamesradar – 4/5
Gamesbeat – 93/100
Stevivor – 9
Multiplayer.it – 87/100
COGconnected – 90/100
Hobby Consolas – 90/100
Spaziogames – 8.8
Easy Allies – 9

Sobre o Autor

Paulo Carmino