Tecnologia

Sony WI-SP510, um fone wireless perfeito para praticantes de esportes

Escrito por Paulo Carmino

Resistente à água e confortável, o Sony WI-SP510 é um fone wireless ótimo para praticar esportes

Fones wireless estão se tornando um acessório cada vez mais comum atualmente. Não ter que se preocupar com fios enquanto ouve sua música favorita é um privilégio que esportistas ou usuários comuns não querem abrir mão. E foi pensando em conforto e qualidade de som que a Sony criou um novo modelo de fone wireless intra-auricular, o Sony WI-SP510. A seguir você confere uma análise completa de todos os detalhes desse ótimo produto.

Design e usabilidade

Apesar de ser um ótimo modelo de fone de ouvido para qualquer tipo de usuário que deseja se livrar de fios, o design do Sony WI-SP510 foi desenvolvido para acompanhá-lo em corridas, exercícios, ciclismo etc. Você não sentirá o dispositivo em volta do pescoço na maior parte do tempo. Além disso, seja qual for o tipo de exercício que esteja praticando, não precisa se preocupar pois o fone permanece bem fixo ao redor de seu pescoço, sem causar incômodos.

Talvez essa surpresa com a boa adaptação dos fones venha de seu design que parece um pouco estranho fora da caixa. O conjunto dos fones consiste em dois tubos pretos e cinzas saindo dos fones, de um lado ficam os botões de controle e de volume, enquanto do outro fica embutido o microfone. Os dois botões são conectados usando um fio que envolve seu pescoço.

Além dos fones bluetooth, a caixa acompanha manual e adaptadores de diferentes tamanhos auriculares

Porém, mesmo que o design se encaixe com facilidade no pescoço do usuário, você precisa garantir que a distribuição de peso ao redor do pescoço seja uniforme. Ou seja, os fones de ouvido devem ser acomodados de forma que metade do peso esteja posicionado de cada lado. Caso contrário, você poderá sentir um leve puxão por qualquer lado que for mais longo.

Em geral, o design dos fones combina com a estética esportiva, e os tubos possuem uma aparência robusta e simples. Além disso, ele é resistente à água e lavável com classificação IPX5, portanto não precisa se preocupar com suor, respingos ou mesmo utilizar os fones durante uma sessão de nado, por exemplo.

Sony WI-SP510
Apesar do design diferente, os fones bluetooth Sony WI-SP510 se encaixam perfeitamente no pescoço

Você encontrará o botão liga/desliga na parte inferior do tubo, enquanto os controles de volume se encontram acima e abaixo. Você pode pressionar e manter pressionado o botão liga/desliga para receber chamadas, operar assistentes de voz ou ativar o Bluetooth

Qualidade do Áudio

Antes de avaliar a qualidade do áudio do Sony WI-SP510 é preciso levar em conta que ele não foi projetado para ser um dispositivo com excelente som. Ele se dá bem com os médios e os vocais e, embora ofereça uma experiência de áudio bastante equilibrada, ele luta com algumas frequências graves mais baixas, como aquelas abaixo de 60Hz ou a faixa de sub-graves.

Simplificando, este não é um fone de ouvido para quem procura ouvir músicas com uma excelente qualidade sonora. Mesmo assim, tenha certeza de que terá em seus ouvidos um fone wireless com uma qualidade de áudio boa e que manterá você isolado do resto do ambiente enquanto estiver praticando suas atividades. 

REVIEW: Sony WI-SP510, um fone wireless perfeito para praticantes de esportes
No lado esquerdo dos fones você encontrará os botões de ligar/desligar e os controles de volume

Certamente no mercado existem fones wireless dedicados para esportes com maior investimento na qualidade do som, mas você geralmente comprometerá o conforto, a conectividade ou outro aspecto mais importante. O Sony WI-SP510 oferece um bom equilíbrio entre qualidade de áudio e facilidade de treino. Não é perfeito, mas também não é para quem procura os fones de ouvido perfeitos.

Isolamento de ruído

Como eles não foram projetados para isolar ruídos, infelizmente o Sony WI-SP510 não faz isso muito bem. No entanto, eles fazem o suficiente para tornar a música imersiva e para você esquecer o ambiente enquanto estiver se exercitando ou realizando outro tipo de atividade. 

REVIEW: Sony WI-SP510, um fone wireless perfeito para praticantes de esportes
Para fixar os fones wireless melhor, os protetores auriculares acompanham um extensor

Se você ouvir música em grandes volumes, poderá até experimentar um isolamento quase total do ruído quando estiver sentado em ambientes fechados. Por exemplo, em casa, eu nunca ouvia os barulhos que as outras pessoas faziam em outros cômodos. No entanto, o barulho dos caminhões passando na rua em frente à casa não foi completamente cortado.

Bateria

Os fones Sony WI-SP510 possuem 15 horas de duração da bateria em cada carga, e, durante os nossos testes, eles alcançam isso com bastante facilidade. Usando-o por cerca de uma hora e meia todos os dias, foi possível usá-los por até cinco dias seguidos. Os fones de ouvido desligam-se automaticamente quando não estão em uso, economizando bateria, mesmo que você esqueça de desligá-los.

Carga da bateria dos fones wireless
Foi possível usar os fones Sony WI-SP500 por quase 4 dias, durante várias horas, com apenas uma carga de bateria

Preço

Em questão de valor, o preço do Sony WI-SP510 está entre os fones wireless mais básicos e os mais potentes. É possível encontrá-lo nas principais lojas de eletrônicos do mercado a partir de R$ 429,00. É um investimento moderado que você deve analisar com cuidado antes de realizá-lo. Porém, se você pratica esportes com regularidade e procura um fone wireless confortável, resistente e que irá isolá-lo do resto do mundo, o Sony WI-SP510 é sua escolha certa!

Você pode encontrá-lo em pré-venda diretamente no site da Sony.

REVIEW: Sony WI-SP510, um fone wireless perfeito para praticantes de esportes
Os fones wireless Sony WI-SP510 possuem também uma pequena bolsa para carregá-los em segurança

Especificações técnicas dos fones Sony WI-SP510

Conectividade Bluetooth 4.2 e carregamento por USB Tipo C
Resistência Resistente à água e lavável com classificação IPX5
Bateria Duração de 15 horas
Som Extra Bass para um som profundo e poderoso
Recursos Chamada no modo mãos-livres e assistente de voz
Dimensões 90 x 50 x 178 mm
Peso 210 g

Fones Wireless Sony WI-SP500

  • Design – 9/10
  • Usabilidade – 8.5/10
  • Som – 8/10
  • Bateria – 9/10

8.6/10

Resumo

Com um design perfeito para esportistas e usuários comuns, os fones wireless Sony WI-SP510 oferece conforto e qualidade de som para isolar você do mundo e curtir suas músicas preferidas enquanto pratica atividades. Mesmo o preço um pouco mais alto em relação a modelos similares compensa pela duração prolongada de sua bateria.

Sobre o Autor

Paulo Carmino