Geek

Sony revela controle, data de lançamento e outros detalhes do PlayStation 5

Escrito por Paulo Carmino

Novamente de forma inesperada e por intermédio da revista Wired, a Sony revelou mais detalhes do PlayStation 5 e confirmou que o console será lançado no final de 2020.

As novidades da vez começam com o nome do console, que será, para surpresa de ninguém, apenas PlayStation 5.

Os detalhes mais interessante envolvem o novo controle, que a Wired diz ser visualmente muito parecido com o atual DualShock 4. A principal inovação nele será o feedback háptico, que substituirá as simples vibrações pela tecnologia que simula sensações de tato, solavancos e movimentos mais complexos, como já existe nos controles Joy-Con do Switch.

“Com o háptico, você realmente sente uma gama mais ampla de reações; portanto, colidir com uma parede de um carro de corrida é muito diferente de um contato no campo de futebol. Você pode até ter uma noção de uma variedade de texturas ao percorrer campos de grama ou passar pela lama”, comentou o CEO da Sony, Jim Ryan.

Segundo a Wired, a tecnologia foi demonstrada a eles em versões para PS5 de Astro Bot e Gran Turismo Sport. Neste último, eles destacaram a sensação de passar a roda sobre a terra no limite do asfalto.

“A segunda inovação é algo que chamamos de gatilhos adaptativos, que foram incorporados aos botões de gatilho (L2 / R2). Os desenvolvedores podem programar a resistência dos gatilhos para que você sinta a sensação tátil de usar um arco e flecha ou acelerar um veículo off-road em terrenos rochosos. Em combinação com os hápticos, isso pode produzir uma experiência poderosa que simula melhor várias ações. Os criadores de jogos começaram a receber versões anteriores do novo controle e mal podemos esperar para ver para onde a imaginação deles está com esses novos recursos à sua disposição”, acrescentou Ryan.

O novo controle, segundo a Wired, é um pouco mais pesado que o atual DualShock 4 e usa um conector USB C para carregar.

A revista também revelou que a interface do PlayStation 5 será bem mais moderna e terá um recurso que mostra as partidas multiplayer em andamento e missões que esperam pelo jogador nos modos single player sem precisar entrar no jogo para isso.

Os jogos do PlayStation 5 continuarão sendo oferecidos em mídia física, usando discos Blu-ray de 100 GB com suporte vídeo 4K. A instalação desses no SSD será mais versátil e o usuário poderá optar, por exemplo, por instalar apenas o modo multiplayer ou o single player.

Segundo a Wired, o carregamento instantâneo dos jogos via SSD lembra a era dos jogos em cartucho, quando não havia telas de “loading”.

A revista também confirmou as informações recentes sobre os kits de desenvolvimento do PlayStation 5 e disse que o Bluepoint Games, autor do remake de Shadow of the Colossus, está produzindo um título “grande” para o novo console.

Sobre o Autor

Paulo Carmino