Geek

Sony registra patente para cartuchos de PlayStation no Brasil

Escrito por Paulo Carmino

A Sony Interactive Entertainment registrou uma patente para um cartucho de PlayStation, levantando a suspeita de que o PlayStation 5 ou um novo hardware poderá utilizar uma mídia diferente dos habituais discos.

A nova patente foi identificada pelo site LetsGoDigital nos arquivos do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no Brasil. O escritório Kasznar Leonardos foi usado como agente de propriedade intelectual e Yujin Morisawa, diretor de arte sênior do Centro de Design Corporativo da Sony Interactive Entertainment, é autor do design. Se tudo isso soa familiar é porque a patente do kit de desenvolvimento do PlayStation 5 foi descoberta da mesma forma recentemente e envolveu os mesmos nomes, incluindo o INPI brasileiro. E esta acabou sendo confirmada como uma patente materializada pela Sony.

Sendo assim, a patente de cartucho parece um candidato muito provável a ser de um projeto já em estágio de desenvolvimento pela Sony, até porque não faria sentido para a empresa registrar uma patente no Brasil de algo que ela não esteja prestes a usar.

Será que o PlayStation 5 aceitará cartuchos também? Já foi dito pela Sony que o novo console usará discos Blu-Ray de camada tripla e 100 GB de capacidade, mas talvez os cartuchos possam ser uma forma de armazenamento alternativa.

A última vez que a Sony usou um cartucho foi para o PlayStation Vita. E a empresa declarou claramente que não está interessada em um sucessor do seu PlayStation portátil.

O PlayStation 5 será lançado no final de 2020.

Sobre o Autor

Paulo Carmino