Geek

Sony registra patente “Direct Gameplay” para acesso rápido a jogos no PS5

Escrito por Paulo Carmino

A Sony registrou a patente de um recurso chamado “Direct Gameplay”, que deve permitir aos jogadores – provavelmente do PS5 – entrar em partes específicas dos jogos diretamente do menu inicial do console.

A patente foi publicada este mês, mas registrada em 2018. Ela descreve a inicialização de um jogo diretamente em atividades ou conteúdos gerados dinamicamente em menu no sistema operacional do console.

O recurso deve permitir que os usuários iniciem diretamente uma partida multiplayer, por exemplo, ao invés de terem que passar pelas telas de apresentação e perder tempo navegando pelos menus do jogo. Os atalhos de acesso seriam criados para cada jogo individualmente, de acordo com suas características.

A patente também sugere que o recurso possa exibir conteúdo dinâmico, como um troféu que o jogador está tentando desbloquear ou a atividade de jogo de um amigo e inicializá-lo diretamente no conteúdo relevante.

O recurso Direct Gameplay parece semelhante a uma descrição do sistema operacional do PlayStation 5 feita no ano passado pelo arquiteto Mark Cerny.

Em entrevista à Wired em outubro de 2019, Cerny confirmou que o PS5 contará com uma interface “completamente renovada”, que permitirá aos jogadores inicializar diretamente jogos multiplayer e exibir atividades online em tempo real.

“Embora seja bastante rápido iniciar os jogos, não queremos que o jogador tenha que iniciar o jogo, ver o que está acontecendo, iniciar o jogo, ver o que está acontecendo”, disse Cerny na ocasião. “Servidores de jogos multiplayer fornecerão ao console o conjunto de atividades que podem ser inicializadas em tempo real”.

“Os jogos para um jogador fornecerão informações como quais missões você pode fazer e quais recompensas você pode receber por completá-las – e todas essas opções estarão visíveis na interface do usuário. Como jogador, você pula direto para o que quiser”.

Cerny sugeriu anteriormente que o SSD de alta velocidade do PlayStation 5 teria um impacto significativo não apenas no conteúdo do jogo, mas em como os usuários poderão acessá-lo através do console.

“Estamos muito acostumados a exibir logotipos no início do jogo e telas de seleção com gráficos pesados”, disse ele, “até coisas como lobbies para vários jogadores e processos de carregamento intencionalmente detalhados, porque você não quer que os jogadores apenas esperem”.

O PS5 também mudará a abordagem da Sony para a instalação dos jogos, permitindo que os jogadores optem por instalar apenas o componente multijogador de um jogo ou excluam a campanha solo depois de concluída.

A Sony revelou as especificações oficiais de hardware do PlayStation 5 este mês e confirmou novos recursos relacionados ao armazenamento expansível e áudio 3D.

O PlayStation 5 tem lançamento previsto para o final de 2020.

Sobre o Autor

Paulo Carmino