Tecnologia

Snapdragon Compute coloca AI para melhorar a eficiência em notebooks

Em seu grande evento anual para anunciar as novidades para o ano de 2023, a Qualcomm anunciou que trará novas funcionalidades por meio de inteligência artificial (IA) para sua plataforma de processadores para PCs Snapdragon Compute.

A empresa ressalta que os usuários conseguirão realizar melhores videochamadas e uma melhor eficiência energética para maior autonomia. Entenda todos os avanços agora mesmo.

Ah, você também pode conferir ao nosso vídeo apresentando todas as novidades lançadas no evento:

Snapdragon Compute ganha IA para melhores resultados

Em outubro de 2021, a Qualcomm anunciou seus novos processadores 8cx Gen 3 e 7c+ Gen 3 para notebooks premium e de entrada, com uma série de novos recursos para quem precisa de desempenho para diversas tarefas no dia a dia.

Esse é o resultado de mais de uma década no desenvolvimento de soluções de inteligência artificial.

 Alex Katouzian, Vice-presidente sênior e gerente geral do Mobile, Compute and XR (MCX) Business

Já no evento de 2022, a empresa anunciou que está trazendo serviços de IA para o dia a dia de seus usuários com foco em entregar uma experiência ainda mais completa. Ambos os processadores já possuem diversos recursos para melhorar as videochamadas e demais atividades do dia a dia, mas agora, com a chegada da inteligência artificial, a empresa espera deixar o uso mais completo sem que nada seja perdido.

Novo serviço de ai da plataforma snapdragon compute da qualcomm
Processador ganhou serviço de inteligência artificial própria (Foto Divulgação)

A OnDevice AI será implementada aos processadores Qualcomm Snapdragon 8cx Gen 3 como uma espécie de complemento a tudo o que já é oferecido.

Estamos especialmente empolgados com nossa IA dedicada ao dispositivo e todas as novas experiências que ela está possibilitando. Portanto, nosso foco principal para o Snapdragon Summit é mostrar porque a OnDevice AI é importante e como isso transformará o cenário dos PCs.

Qualcomm sobre a nova OnDevice AI

Vale a pena lembrar que embora a Qualcomm esteja tentando projetar processadores ARM para PCs com Windows, eles ainda não conseguiram alcançar o M1 e M2 da Apple, que entregam alta potência até mesmo em processadores fabricados pela Intel.

Em relação à geração anterior, o Snapdragon 8cx Gen 3 já entregava ótimos recursos de áudio e vídeo, mas graças à nova IA, a Qualcomm promete que será possível que os clientes tenham melhor visual e som, sem precisar realizar nenhuma configuração secundária. A OnDevice AI conseguirá compreender o ambiente que a pessoa está para fazer uma otimização para melhor entrega de imagem e som para as pessoas do outro lado da videochamada.

Uso prático da  ondevice ai da qualcomm em relação à performance
Comparação mostra importância de uso da OnDevice AI (Foto: Divulgação)

A entrega e captação de imagem e som ao mesmo tempo pode exigir muito de um computador, o que exige alta dissipação de calor e claro, grande gasto de energia. A Qualcomm ressaltou em seu evento que sua nova inteligência artificial conseguirá entregar altos resultados sem necessariamente levar o processador à alta potência.

A Qualcomm está liderando a convergência entre dispositivos móveis e PCs. Tradicionalmente, o trabalho era feito apenas or uma GPU e CPU. Com este lançamento, garantimos que o processador de AI da Qualcomm é 5 vezes mais rápido do que o disponível na concorrência.

Kedar Kondap, SVP & GM de Compute & Gaming da Qualcomm Technologies, Inc.

Novidades no Windows Studio Effects

A Qualcomm esteve trabalhando com a Microsoft para entregar melhores experiências de videochamadas de forma nativa no Windows 11. Outra novidade anunciada durante o Snapdragon Summit 2022 é que Windows Studio Effects ganhou o recurso Background Blur, que funciona como um efeito bokeh (desfocando o fundo para melhor enquadramento).

Snapdragon compute coloca ai para melhorar a eficiência em notebooks. Apresentado durante o snapdragon summit 2022, a ondevice ia promete mais potência e inteligência para notebooks que fazem parte da plataforma snapdragon compute
Microsoft e Qualcomm trabalharam juntas para usuários do Windows (Foto: Divulgação)

O enquadramento automático e contato visual de acordo com o que a pessoa olha para a câmera também foi um dos recursos especiais do novo Surface Pro 9, anunciado em outubro de 2022. Tudo isso sem a necessidade de exigir muito da GPU e CPU, uma vez que a On Device AI consegue cuidar de todo o processo de forma dedicada e claro, sem precisar dos dois componentes.

Nossa visão é impulsionar a convergência do celular e do PC, trazendo o melhor do smartphone para o seu laptop. Software aprimorado, hardware personalizado, conectividade sem precedentes e amplo suporte ao ecossistema diferenciam os produtos de computação Snapdragon da concorrência. Com o Snapdragon no centro das experiências premium, continuamos a permitir designs inovadores e as experiências extraordinárias que os usuários merecem, acelerando a transição para o Windows no Snapdragon.

Kedar Kondap, SVP & GM de Compute & Gaming da Qualcomm Technologies, Inc.

Na prática, será possível realizar videochamadas em temperaturas menores, além de um baixo gasto de energia da bateria, o que garante melhor autonomia. A performance também será maior, uma vez que o processador não trabalhará em sua potência máxima. Confira um teste feito ao vivo durante o evento:

Anunciado em maio de 2022, o Project Volterra é o kit de desenvolvimento para a criação de aplicações dos mais diversos tipos. O SDK será lançado em 2023 já com suporte para a nova solução de inteligência artificial anunciada durante o evento de 2022.

A Qualcomm e Microsoft esperam que os desenvolvedores consigam desenvolver seus projetos com suporte para melhor compatibilidade com notebooks e desktops Windows 11. Ainda não há informações sobre preço e data de lançamento exata para que o Project Volterra chegue ao mercado geral, mas já falamos mais em uma matéria especial, não deixe de conferir.

Participações especiais Adobe e Citibank

Uma parte do evento realizado diretamente do Havaí, EUA, foi voltado apenas para parcerias da Qualcomm para entregar alta produtividade na rotina de diversas pessoas. Uma delas é que os notebooks equipados com os processadores 8cx Gen 3 e 7c+ Gen 3 chegarão ao mercado com aplicativos da Adobe pré-instalados, para fácil uso assim que a máquina for ligada. A novidade segue uma promessa da criadora do Photoshop de aproveitar ao máximo as plataformas Snapdragon.

Outra empresa que subiu ao palco foi o Citibank. O banco multinacional anunciou que 70% dos 30.000 funcionários espalhados em todo o mundo já usam modelos com processadores Snapdragon, como o Lenovo  ThinkPad X13s. O Citibank também ressaltou que o baixo uso de energia dos notebooks com processadores Qualcomm está ajudando a bater todas as metas de sustentabilidade devido à baixa emissão de carbono.

Também foi ressaltado que 400 empresa atualmente usam notebooks com processadores da Qualcomm em seu dia a dia, para diversos setores e partes do mundo.

Nova CPU Qualcomm Oryon

Anunciado como um lançamento para a próxima geração de processadores Qualcomm, o evento foi finalizado com a revelação do nome de um novo núcleo de CPU da empresa: Qualcomm Oryon. Ainda é cedo para dizer o que isso pode trazer em relação aos ganhos, mas está prometido o uso personalizado da CPU, assim como experiências mais rápidas. O lançamento é previsto para 2023.

Núcleo de cpu qualcomm oryon
Núcleo de CPU Qualcomm Oryon fará parte de novos processadores da Qualcomm (Foto: Divulgação)

O Qualcomm Oryon funcionará com as plataformas móveis, XR e até mesmo em soluções automotivas. Foi ressaltado que a novidade “é a melhor, mais rápida e mais inovadora para oferecer experiências completas a diversos mercados“. Nos resta esperar para que o lançamento dos novos processadores seja feito em um futuro não tão distante.

Estamos criando uma classe inteiramente nova de notebooks ARM com Windows com a CPU Oryon. Ela chegará o mercado ainda em 2023

Qualcomm sobre nova CPU Oryon

O que você achou de todos os anúncios? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Confira detalhes sobre o novo Snapdragon 8 Gen 2, novo processador para smartphones premium de 2023

Com informações: Snapdragon Summit 2022